UMA JORNADA DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E COMUNIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Francisco José Sousa Santos Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida -FESAR
  • Maria Fernanda Lacerda Costa Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida -FESAR
  • Vanessa Medeiros Machado Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida -FESAR
  • Felype Ferreira Sousa Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida -FESAR
  • Eduardo Santos Pereira Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida -FESAR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15117

Palavras-chave:

Saúde. Ensino. Integração.

Resumo

Esse artigo apresenta um relato de experiências da prática da disciplina de Integração Ensino-Serviço Comunidade I (IESC) na Unidade de Saúde da Família II Francisco Paes de Lira, localizada na cidade de Redenção-PA. As atividades foram realizadas no primeiro semestre de 2024, com um grupo de estudantes do primeiro período do curso de medicina da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR), por meio de visitas feitas quinzenalmente em forma de revezamento entre acompanhar o funcionamento da unidade e participar de visitas domiciliares com os agentes comunitários de saúde (ACS), que visavam integrar os alunos à realidade da comunidade do setor serrinha, sob orientação dos agentes comunitários do setor serrinha. Diante dessa experiência multidisciplinar vivenciada, foi identificado um contexto no qual os habitantes da comunidade estavam expostos a situações de vulnerabilidade física e social como falta de saneamento básico, moradias irregulares e dificuldades de acesso aos serviços básicos de saúde, tornando o espaço carente em infraestrutura básica. O método de aprendizagem utilizado teve como intuito relacionar teoria e prática somada à vivência em campo, permitindo que os alunos desenvolvessem habilidades sensíveis e empáticas, fundamentais a futura relação médico-paciente.

Biografia do Autor

Francisco José Sousa Santos, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida -FESAR

Graduando de medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (Fesar).

Maria Fernanda Lacerda Costa, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida -FESAR

Graduanda de medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (Fesar).

Vanessa Medeiros Machado, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida -FESAR

Graduanda de medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (Fesar).

Felype Ferreira Sousa, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida -FESAR

Graduando de medicina pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (Fesar).

Eduardo Santos Pereira, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida -FESAR

Professor da faculdade de ensino superior da Amazônia reunida (fesar).

Downloads

Publicado

2024-08-05

Como Citar

Santos, F. J. S., Costa, M. F. L., Machado, V. M., Sousa, F. F., & Pereira, E. S. (2024). UMA JORNADA DE INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E COMUNIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 492–500. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15117