O IMPACTO DO TDAH - TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA VIDA ADULTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • Ana Luisa Brito Oliveira Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI
  • Sarah Carolinne Vasconcelos Barrozo Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI
  • Ruth Raquel Soares Farias Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI
  • Gislene Mariana Pereira Castelo Branco Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI
  • Lucas Lima Ribeiro UnB
  • Caroline Cabral Nunes FAESPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15094

Palavras-chave:

Desatenção. Diagnóstico tardio. Impulsividade. Qualidade de vida.

Resumo

Este estudo examinou os impactos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na vida adulta, revisando cinco pesquisas disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde e no SciElo. O objetivo foi avaliar as implicações do TDAH em várias áreas da vida adulta. A análise foi organizada em quatro categorias: vida funcional, social e cognitiva; qualidade de vida; diagnóstico e tratamento; e associação com substâncias químicas. Os achados indicam que o TDAH prejudica o desempenho acadêmico e profissional, compromete os relacionamentos interpessoais e a estabilidade no trabalho, e contribui para sintomas de depressão e ansiedade, além de afetar negativamente a autoestima e a qualidade de vida. A obtenção do diagnóstico pode proporcionar alívio e uma melhor compreensão do tratamento, mas também pode causar desconforto ao reconhecer o transtorno. No que diz respeito ao uso de substâncias químicas, o déficit no sistema de recompensa/motivação associado ao TDAH pode levar ao abuso de psicoativos, como a cocaína, resultando em dependência química, problemas de saúde e questões legais. Observou-se uma escassez de  estudos sobre TDAH na vida adulta, sugerindo a elaboração de mais estudos sobre o tema.

Biografia do Autor

Ana Luisa Brito Oliveira, Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia do Piauí – FATEPI e Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI.

Sarah Carolinne Vasconcelos Barrozo, Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI

Orientadora Mestre em Psicologia Experimental (UFPA)/Professora Universitária, IE: FAESPI.

Ruth Raquel Soares Farias, Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI

Doutora em Biotécnologia (UFPI)/ Professora Universitária, IE: FAESPI.

Gislene Mariana Pereira Castelo Branco, Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI

Especialista em Saúde Pública - IBPEX/ Professora Universitária, IE: FAESPI.

Lucas Lima Ribeiro, UnB

Mestrado em Ciências do Comportamento (UnB), Professor Universitário e Coordenador do curso de Psicologia FAESPI, Faculdade de Ensino Superior do Piauí-FAESPI. 

Caroline Cabral Nunes, FAESPI

Professora do ensino superior em Psicologia (FAESPI). Estudante de Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. 

Downloads

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Oliveira, A. L. B., Barrozo, S. C. V., Farias, R. R. S., Branco, G. M. P. C., Ribeiro, L. L., & Nunes, C. C. (2024). O IMPACTO DO TDAH - TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA VIDA ADULTA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 773–787. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15094