GESTÃO, VIOLÊNCIA E VANDALISMO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS TIPOS, PROBLEMAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1431Palavras-chave:
Violência escolar, Vandalismo escolar, Gestão escolar.Resumo
Um dos maiores problemas enfrentados pelas gestoras e gestores das escolas públicas é a violência escolar, particularmente o vandalismo. Esse problema, cada vez mais, tem sido destacado na grande mídia, que noticia casos complexos envolvendo violência física de estudantes, docentes, gestores e o patrimônio escolar. Este é o alvo do presente trabalho. Trata-se de um artigo que é resultado de uma pesquisa, de cunho qualitativo, em andamento, que está sendo realizada numa escola pública estadual de Parnaíba (PI), com aproximação metodológica ao estudo de caso. Tem como objetivo compreender e analisar os principais problemas que o gestor enfrenta e quais estratégias utiliza diante da violência e do vandalismo que ocorrem no espaço escolar. Para analisar os dados produzidos, amparamo-nos nos estudos de Astor & Meyer (2001), Laterman (1999), Mafesoli (1987), Barbara Brown (2004), entre outros, procurando fazer um diálogo crítico-reflexivo com os dados produzidos na escola. Observamos e constatamos que o papel vital do gestor de uma comunidade escolar, aliado aos demais sujeitos escolares e à comunidade, é fundamental para enfrentar o problema do vandalismo e construir soluções permanentes, melhorando as condutas e o cotidiano escolar. O estudo apontou que há necessidade de profundas reflexões e análises, considerando as diversas dimensões do fenômeno e os modos pelos quais esse mesmo fenômeno se engendra na vida das pessoas e aparta os desejos de reconhecimento, afiliação, visibilidade e afirmação das diferenças, questões vão além das reflexões e soluções apontadas pelo paradigma do direito, da segurança e da racionalidade econômica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY