ALTERAÇÕES PSICOEMOCIONAIS NA PANDEMIA DE COVID-19 E O IMPACTO NA VIDA ACADÊMICA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14128

Palavras-chave:

Pandemia. COVID-19. Odontologia. Saúde Mental. Estudantes.

Resumo

Sabe-se que a pandemia da COVID-19 interferiu drasticamente na rotina de todos, devido às adaptações necessárias para minimizar sua expansão, como o fechamento de universidades, minando o convívio social e alterando a logística das aulas e práticas acadêmicas. Essas alterações estruturais acarretadas pela pandemia atreladas à fatores socioeconômicos, como a falta de acesso à recursos tecnológicos, e alta cobrança acadêmica nos cursos da saúde, representam um possível fator de adoecimento psíquico para estudantes. Assim, torna-se primordial abordar a importância da saúde mental dos universitários de Odontologia devido ao impacto direto sofrido e sua dimensão. O objetivo desta revisão é avaliar a literatura existente sobre a relação entre as possíveis alterações psicoemocionais decorrentes do período de isolamento social e seu impacto na vida acadêmica e formação profissional dos estudantes de Odontologia. Realizou-se uma revisão da literatura de publicações entre os anos de 2020 e 2023, utilizando-se os descritores "Dentistry", "Students", "COVID-19" e "Mental Health”, nas bases de dados, Scielo e PubMed. Foram incluídos artigos científicos em inglês e português relacionados ao tema. Identificaram-se 20 publicações relevantes para o tema após a eliminação de duplicidades. Os resultados indicam que os estudantes estão mais propensos a fatores estressores decorrentes do isolamento social, à diminuição na qualidade do ensino, ao atraso na formação acadêmica, a índices elevados de mortalidade em um curto período e à dificuldade de lidar com o luto, entre outras alterações repentinas devido à pandemia. Os estudantes foram expostos a uma elevada carga psicoemocional, resultando em enfermidades mentais, como ansiedade, depressão e estresse. Além disso, essa situação teve um impacto negativo na qualidade de sua formação como cirurgiões-dentistas devido a necessidade de aulas remotas no período.

Biografia do Autor

Rafaela Sousa da Silva Pitanga, Centro Universitário Uninovafapi

Estudante do 10° período do curso de odontologia do Centro Universitário Uninovafapi.

João Vitor Sousa Carvalho, Centro Universitário Uninovafapi

Estudante do 10° período do curso de odontologia do Centro Universitário Uninovafapi.

Wendell Lucas Evangelista Magalhães, UniBF

Especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela UniBF.

Giselle Maria Ferreira Lima Verde, São Leopoldo Mandic

Mestrado profissional em Endodontia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic.

Isabel Cristina Quaresma Rego, São Leopoldo Mandic

Doutorado em Ciências Odontológicas pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic.

Tereza Maria Alcântara Neves, São Leopoldo Mandic

Doutorado em Clínica Odontológica - Odontopediatria pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic.

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Publicado

2024-05-23

Como Citar

Pitanga, R. S. da S., Carvalho, J. V. S., Magalhães, W. L. E., Verde, G. M. F. L., Rego, I. C. Q., & Neves, T. M. A. (2024). ALTERAÇÕES PSICOEMOCIONAIS NA PANDEMIA DE COVID-19 E O IMPACTO NA VIDA ACADÊMICA: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4575–4589. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14128