EFEITOS DAS QUEIMADAS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO COM FOCO PARA AS DOENÇAS PULMONARES

Autores/as

  • Hugo Felipe Machado de Sousa Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Laiz Stephane Veiga da Silva Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Flávio Nogueira da Costa Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14016

Palabras clave:

Queimadas. Poluição atmosférica. Impactos na saúde. Doenças cardiopulmonares.

Resumen

Estudos sobre o aumento dos efeitos do desmatamento na Amazônia para o meio ambiente e economia mostram outros efeitos indiretos que incluem a saúde da população, com o aumento do desmatamento, espera-se um aumento das queimadas e consequentemente a piora na qualidade do ar e na saúde da população. O presente estudo buscou discutir a prática das queimadas, os impactos dos poluentes na saúde humana e as principais doenças que são resultantes das queimadas. Tem como objetivos específicos: descrever sobre o desmatamento ilegal e os incêndios desenfreados na Amazônia; relatar quais efeitos e riscos que as queimadas causam a saúde pública; mostrar associação entre as queimadas e o surgimento ou agravamento das doenças pulmonares. Baseou-se em um estudo descritivo do tipo ecológico de série temporal: Foram trabalhados dados referentes aos focos de queimadas  obtidos no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os dados referentes a poluição atmosférica foram obtidos na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CESTEB) e os dados referentes a internações hospitalares por doenças respiratórias na faixa etária de 60 ou mais de idade, em Manaus, Amazonas no período de 2008 a 2020  disponibilizados pelo Departamento de Estatística do SUS (DATASUS).O presente estudo revelou que as mudanças climáticas ocasionadas pelo aumento dos poluentes atmosféricos afetam várias esferas, como a biodiversidade, a economia e, em especial, a saúde da população, principalmente os agravos do sistema respiratório, o que por fim pode vir a aumentar o número de internações hospitalares por doenças respiratórias. A análise do estudo foi de fundamental importância para constitui em fontes de dados úteis para o desenvolvimento de parâmetros do setor de saúde na efetivação de ações mais resolutivas e integradas ao que diz respeito ao bem-estar da população.

Biografía del autor/a

Hugo Felipe Machado de Sousa, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Laiz Stephane Veiga da Silva, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Graduada em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR (2016). Especialista em Gestão Social, Redes e Defesas de Direito pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR (2018).  Licenciada em Ciências: Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM (2023). Atualmente é mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2024). 

Flávio Nogueira da Costa, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1990) e mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (2003). Doutor em Biotecnologia (2013) pela RENORBIO - Rede Nordeste de Biotecnologia - UECE/UNIFOR. Atualmente é professor adjunto A1 - Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET, campus Itacoatiara. 

Publicado

2024-05-16

Cómo citar

Sousa, H. F. M. de, Silva, L. S. da, & Costa, F. N. da. (2024). EFEITOS DAS QUEIMADAS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO COM FOCO PARA AS DOENÇAS PULMONARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3126–3150. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14016