A DIDÁTICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES: DIMENSÕES CONSTITUTIVAS E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1388Palavras-chave:
Didática específica. Prática pedagógica. Ensino aprendizagemResumo
Este artigo propõe refletir sobre os princípios constitutivos da Didática para a construção de conhecimentos da prática pedagógica. O objetivo é analisar a pratica pedagógica na disciplina de Física no ensino médio. Os dados são resultado do estudo empírico sobre o planejamento pedagógico, metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem, dos alunos das turmas de 1° e 2° ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Fortaleza. Para tanto, utilizou-se como base de metodológica de pesquisa, a aplicação de questionários aos alunos, as entrevistas com os professores e as observações das aulas. O texto articula referenciais de estudos sobre a pratica pedagógica baseada numa Didática Específica para promover o conhecimento dos docentes e o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Conclui-se que, saber ensinar, é reconhecer os desafios educacionais, em que o ensino aprendizagem esteja subordinado a pratica avaliativa e reflexiva dos professores, bem como, a adoção dos três princípios da Didática Específica: multidimensionalidade, reflexividade e comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY