A DIDÁTICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES: DIMENSÕES CONSTITUTIVAS E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS

Autores

  • Euzene Mendonça Barbosa Matos Universidade e Évora-PT
  • Benedito de Sousa Matos Universidade de Évora-PT
  • Francisco Regis Vieira Alves Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1388

Palavras-chave:

Didática específica. Prática pedagógica. Ensino aprendizagem

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre os princípios constitutivos da Didática para a construção de conhecimentos da prática pedagógica. O objetivo é analisar a pratica pedagógica na disciplina de Física no ensino médio. Os dados são resultado do estudo empírico sobre o planejamento pedagógico, metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem, dos alunos das turmas de 1° e 2° ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Fortaleza. Para tanto, utilizou-se como base de metodológica de pesquisa, a aplicação de questionários aos alunos, as entrevistas com os professores e as observações das aulas. O texto articula referenciais de estudos sobre a pratica pedagógica baseada numa Didática Específica para promover o conhecimento dos docentes e o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Conclui-se que, saber ensinar, é reconhecer os desafios educacionais, em que o ensino aprendizagem esteja subordinado a pratica avaliativa e reflexiva dos professores, bem como, a adoção dos três princípios da Didática Específica: multidimensionalidade, reflexividade e comunicação.

Biografia do Autor

Euzene Mendonça Barbosa Matos, Universidade e Évora-PT

Doutora em Ciências da educação, Universidade e Évora-PT, Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Aplicada- GEPEA/IFCE. http://orcid.org/0000-1000-6195-74X. E- mail: euzenemcp@gmail.com

Benedito de Sousa Matos, Universidade de Évora-PT

Mestre em Ciências da Educação, Universidade de Évora-PT, Diretor e Pesquisador do Instituto para o Desenvolvimento da Educação Aplicada- IDEA. http://orcid.org/0000-0002-8173-8095. E-mail: benedito.flz@gmail.com.

Francisco Regis Vieira Alves, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Matemática, Universidade Federal do Ceará, Professor Titular do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE. http://orcid.org/0000-0003-3710-1561. E-mail:
fregis@ifce.edu.br

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Matos, E. M. B. ., Matos, B. de S. ., & Alves, F. R. V. . (2021). A DIDÁTICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES: DIMENSÕES CONSTITUTIVAS E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 499–517. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1388