METODOLOGIAS ATIVAS PARA O APRENDIZADO DINÂMICO

Autores

  • Maristela Tognon de Mello UNEATLANTICO
  • Celma Balduíno Soares Prado UNEATLANTICO
  • Hosana Abreu Louzada Faculdade Luso Capixada
  • Rossana da Rocha UNEATLANTICO
  • Terezinha Kelly Caldeira de Mattos Must University-MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13714

Palavras-chave:

Instrução entre pares. Ensino superior. Tecnologias digitais.

Resumo

Este estudo abordou o desafio de adaptar as práticas pedagógicas às necessidades educacionais contemporâneas, focando na metodologia ativa da instrução entre pares no ensino superior. O objetivo geral foi investigar a implementação desta metodologia, enfatizando seu potencial para promover ambientes de aprendizagem colaborativos e enriquecidos por tecnologias digitais, como realidade aumentada e virtual. Através de uma revisão de literatura abrangente, este trabalho examinou como a instrução entre pares pode melhorar a qualidade da aprendizagem, incentivando a interação, o engajamento e o desenvolvimento de habilidades críticas entre os estudantes. Os resultados destacaram que, apesar dos desafios na adoção dessa abordagem, os benefícios para o processo de aprendizagem foram evidentes, incluindo o aumento da compreensão conceitual e o desenvolvimento de competências essenciais. As considerações finais reforçaram a importância de investimentos em formação docente e infraestrutura tecnológica para facilitar a transição para metodologias ativas de ensino, como a instrução entre pares, nas instituições de ensino superior.

Biografia do Autor

Maristela Tognon de Mello, UNEATLANTICO

Mestre em Educação: Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Celma Balduíno Soares Prado, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Hosana Abreu Louzada, Faculdade Luso Capixada

Especialista Metodologia do ensino da Língua Portuguesa, Faculdade Luso Capixada.

Rossana da Rocha, UNEATLANTICO

Mestre em Educação: Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Terezinha Kelly Caldeira de Mattos, Must University-MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Mello, M. T. de, Prado, C. B. S., Louzada, H. A., Rocha, R. da, & Mattos, T. K. C. de. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS PARA O APRENDIZADO DINÂMICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1572–1578. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13714