PANCITOPENIA CAUSADA PELA ERLIQUIOSE CANINA: RELATO DE CASO

Autores

  • Ingridi de Oliveira Ferreira UNINASSAU
  • Mayra Meneguelli Teixeira UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13665

Palavras-chave:

Canídeos. Hemoparasitose. Doença infecciosa.

Resumo

A Erliquiose é uma doença endêmica no Brasil, considerada uma das principais enfermidades que acometem os cães. Entretanto, apesar de frequente, seu diagnóstico pode ser desafiador, uma vez que possui sinais inespecíficos e diversas alterações laboratoriais, ou até mesmo nenhuma alteração. Essa doença ocasionada por uma bactéria intracelular obrigatória, a transmissão ocorre pela picada de um ectoparasito contaminado que age tanto como vetor, quanto como reservatório da enfermidade. Diante disso, este trabalho tem como objetivo relatar o caso clínico de pancitopenia ocasionada pela Ehrlichia canis, em cão de 6 meses de idade, sem raça definida, que chegou para o atendimento com queixa de vômito e apatia, além da apresentação de manifestações dermatológicas na pele.

Biografia do Autor

Ingridi de Oliveira Ferreira, UNINASSAU

Graduanda do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU-Cacoal.

Mayra Meneguelli Teixeira, UNINASSAU

Mestra pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR e Docente do curso de Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Maurício de Nassau de Cacoal-UNINASSAU. 

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Ferreira, I. de O., & Teixeira, M. M. (2024). PANCITOPENIA CAUSADA PELA ERLIQUIOSE CANINA: RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1397–1405. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13665