DIDÁTICA E PERSUASÃO: UMA ANÁLISE RETÓRICA DA DIDÁTICA MAGNA DE COMÊNIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13613Palavras-chave:
Didática. Educação. Retórica. Analogia. Metáfora.Resumo
Este trabalho inscreve-se no campo dos estudos retóricos, que visam discutir a função pedagógica da retórica como um instrumento eficiente de persuasão e uma forte aliada para o professor, na sua ação pedagógica, desde que compreendida fora da etiqueta platônica. Em nossa pesquisa, tomamos uma de suas ferramentas: as figuras e, de modo mais específico, a metáfora e a analogia, para entender como um discurso, o de Comênio, que nega o recurso da retórica, é pleno de suas estratégias.
Downloads
Publicado
2024-04-17
Como Citar
Neves, A. P. A. Q. S. (2024). DIDÁTICA E PERSUASÃO: UMA ANÁLISE RETÓRICA DA DIDÁTICA MAGNA DE COMÊNIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1795–1821. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13613
Edição
Seção
Artigos
Categorias
Licença
Atribuição CC BY