A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA O FUTURO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13589

Palavras-chave:

Educação. Sustentabilidade. Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

Este estudo discute o papel crucial da educação na promoção da sustentabilidade ambiental. Inicia-se com uma análise do conceito de sustentabilidade, enfatizando a necessidade de equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Em seguida, examina-se a importância da educação como ferramenta para promover uma cultura ética e sustentável, abordando a influência das inclinações individuais e da busca por virtudes éticas na formação de uma consciência ambiental. Destaca-se também a relevância da educação sustentável desde os primeiros anos de vida até a idade adulta, enfatizando o papel das escolas, empresas e organizações na disseminação de práticas sustentáveis e valores éticos. A metodologia adotada baseou-se em uma revisão bibliográfica sistemática, que permitiu uma análise crítica das fontes selecionadas e a identificação de lacunas no conhecimento existente. Conclui-se que a educação para a sustentabilidade é fundamental para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos e construir um futuro mais equitativo e saudável para as gerações presentes e futuras. Essa abordagem, centrada na revisão bibliográfica, mostrou-se eficaz para compreender as complexas interações entre educação e sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma base teórica sólida e para o engajamento de todos os setores da sociedade na promoção de práticas sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Henrique Barros Mainardi, Faculdade Futura

Docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Futura e Teologia da Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC) Graduado em Administração pelo Centro universitário de Votuporanga (UNIFEV) e Teologia pela Faculdade de Teologia e Ciências de Votuporanga (FATEC), Especialista em Mercado Financeiro e Banking pela Unicesumar e Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil Orcid: 0009-0005-7588-6912

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Pedagogia da Faculdade Futura. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP) Orcid: 0000-0003-0238-5058

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Futura.  Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Mestrado em Administração (UNIMEP), Orcid: 0000-0002-2202-309X

Glaucimarcos Fakine Marsoli, Faculdade Futura

Docente Universidade Brasil Fernandópolis - SP e Faculdade Futura (Grupo Educacional Faveni) Votuporanga -SP. Graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2004), em Administração de Empresas pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2008), Agronomia pela Universidade Brasil (2016) e mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil (2016). Orcid: 0000-0002-1200-4493

Jairo Antonio Bertelli Francisco Gabaldi Pereira, Faculdade Futura.

Docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis na Faculdade Futura. Graduado em Direito (UNIFEV), especialista em Direito Processual (UNISUL) Orcid: 0000-0001-5553-4972

Downloads

Publicado

2024-04-18

Como Citar

Mainardi, F. H. B., Mendes, I., Silva, S. D. da, Marsoli, G. F., & Pereira, J. A. B. F. G. (2024). A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL PARA O FUTURO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1964–1973. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13589