IMPACTO DO USO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS NA SAÚDE MENTAL INFANTIL: UMA PERSPECTIVA PEDRIÁTRICA

Autores

  • Marcelo Haddad Filho Universidade Nove de Julho
  • Caio César Cortez Mendes Universidade Federal do Piauí
  • Maria Fernanda Martins do Vale Batista Pinho UniFacid IDOMED
  • Eduardo José Pinheiro De Araújo Melo Universidade Federal do Piauí
  • Gabriel Henrique de Oliveira Lima Universidade Federal do Piauí
  • Kelly Cristine Lyra de Paiva Universidade Estácio de Sá
  • Marcos Vinícius Pinheiro Reis Freitas Universidade Federal do Piauí
  • José de Ribamar Clementino Ramos Santos Neto Universidade Federal do Piauí
  • Eduardo Jorge Sousa Bandeira Universidade Federal do Piauí
  • Matheus Xerez Carvalho Soares Barros Siqueira UFC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13557

Palavras-chave:

Dispositivos Eletrônicos. Saúde Mental Infantil. Perspectiva Pedriátrica.

Resumo

O uso de dispositivos eletrônicos tornou-se uma parte integral da vida cotidiana das crianças, oferecendo uma ampla gama de oportunidades e desafios para sua saúde mental. Este estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre o impacto do uso de dispositivos eletrônicos na saúde mental infantil, com foco em uma perspectiva pediátrica. Os resultados destacam que, embora os dispositivos eletrônicos ofereçam benefícios significativos, como acesso à informação e comunicação, seu uso excessivo e inadequado pode estar associado a problemas de saúde mental, incluindo ansiedade, depressão e dificuldades de sono. Diante dessas descobertas, é crucial que pais, cuidadores e profissionais de saúde estejam cientes dos potenciais impactos negativos do uso de dispositivos eletrônicos nas crianças e adotem medidas para promover um equilíbrio saudável entre o tempo de tela e outras atividades. Além disso, é essencial educar as crianças sobre o uso seguro e responsável da tecnologia desde cedo e promover uma abordagem multidisciplinar para abordar os desafios relacionados ao uso de dispositivos eletrônicos na saúde mental infantil. Esses esforços colaborativos são essenciais para criar um ambiente digital seguro e saudável para as crianças crescerem e se desenvolverem.

Biografia do Autor

Marcelo Haddad Filho, Universidade Nove de Julho

Universidade Nove de Julho.

Caio César Cortez Mendes, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí.

Maria Fernanda Martins do Vale Batista Pinho, UniFacid IDOMED

UniFacid IDOMED.

Eduardo José Pinheiro De Araújo Melo, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí.

Gabriel Henrique de Oliveira Lima, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí.

Kelly Cristine Lyra de Paiva, Universidade Estácio de Sá

Universidade Estácio de Sá.

Marcos Vinícius Pinheiro Reis Freitas, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí.

José de Ribamar Clementino Ramos Santos Neto, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí.

Eduardo Jorge Sousa Bandeira, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí.

Matheus Xerez Carvalho Soares Barros Siqueira, UFC

UFC-Sobral.

 

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

Haddad Filho, M., Mendes, C. C. C., Pinho, M. F. M. do V. B., Melo, E. J. P. D. A., Lima, G. H. de O., Paiva, K. C. L. de, … Siqueira, M. X. C. S. B. (2024). IMPACTO DO USO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS NA SAÚDE MENTAL INFANTIL: UMA PERSPECTIVA PEDRIÁTRICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1097–1104. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13557