A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: INCLUSÃO EDUCACIONAL POR MEIO DA ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.13157Palavras-chave:
Formação Continuada. Atividade Física Adaptada. Inclusão. Educação Física.Resumo
Em sintonia com os avanços no campo da atividade física adaptada e do trabalho docente sob o paradigma da inclusão, este estudo teve como objetivo: Analisar a formação do professor de Educação Física sobre a inclusão educacional por meio da Atividade Física Adaptada. Para o qual, em sua metodologia foi realizada uma revisão teórica conceitual dos aspectos básicos e seus benefícios ao nível do desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, com estudos hermenêuticos, utilizada como técnicas para a revisão e análise de fontes bibliográficas, descritiva e qualitativa. Foi apresentado neste estudo o seguinte questionamento: Quais são os desafios mais significativos que o professor de Educação Física enfrenta em relação à implementação da Atividade Física Adaptada em um ambiente educacional inclusivo? A pesquisa se fundamentou na necessidade de compreender a realidade das pessoas com deficiência e considerar a Educação Física como um campo essencial para a promoção da inclusão. O estudo ressaltou que a inclusão de alunos com deficiência na Educação Física compartilha dos mesmos princípios ideológicos e pedagógicos da educação inclusiva. Reconheceu-se que a Educação Física deve ter um propósito mais amplo, envolvendo o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e afetivo dos alunos, visando melhorar a saúde ao longo da vida. Nesse sentido, a igualdade de oportunidades é fundamental, e a privação de benefícios para alunos com características ou capacidades diferentes seria considerada injusta. Compreende-se que, por meio da formação continuada, os professores podem desenvolver estratégias pedagógicas que favoreça as diferentes deficiências e aprender a adaptar as atividades físicas de acordo com as capacidades individuais. O resultado do estudo apontou que é primordial o trabalho de formação continuada desenvolvida no âmbito escolar pela importância de formar professores capazes de promover a igualdade de oportunidades e benefícios para todos os alunos, independentemente de suas características individuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY