MODERNIDADE LÍQUIDA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MEDIANTE A GERAÇÃO ATUAL DE ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13021Palavras-chave:
Modernidade líquida. Educação. Gerações. Tecnologia.Resumo
O objetivo desse trabalho de iniciação do curso de mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação, visa dissertar sobre a modernidade líquida de Zygmunt Bauman e, Gerações de Veteranos, Baby Boomers, X, Y, Z e Alpha. Como se portam as instituições de ensino e professores diante da geração atual de estudantes. Não se pode pensar uma educação inovadora sem correlacionar com o processo histórico, e, como a sociedade atual é reflexo desse processo, faz-se necessário pensar a educação ao nosso tempo. De acordo com (Mello, 2022), a tarefa do educador é uma interrogação nunca acabada, que se movimenta na temporalidade da história da educação. E, segundo o conceito de Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, estamos vivendo uma “modernidade líquida”, caracterizada pela agilidade e fluidez com que as coisas acontecem e acompanha os pensamentos da época. Bauman caracteriza como “modernidade líquida” uma nova era em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos. Portanto, a educação, como parte dessa modernidade, precisa adequar-se com os novos paradigmas de forma que os estudantes desenvolvam ações de atitude, pensamento crítico, criatividade, resolução de conflitos, adaptação a ambientes multiculturais dentre outros que compõem um todo como ser social.
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