MODERNIDADE LÍQUIDA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MEDIANTE A GERAÇÃO ATUAL DE ESTUDANTES

Autores

  • Neuzilene Jorge de Sousa Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13021

Palavras-chave:

Modernidade líquida. Educação. Gerações. Tecnologia.

Resumo

O objetivo desse trabalho de iniciação do curso de mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação, visa dissertar sobre a modernidade líquida de Zygmunt Bauman e, Gerações de Veteranos, Baby Boomers, X, Y, Z e Alpha. Como se portam as instituições de ensino e professores diante da geração atual de estudantes. Não se pode pensar uma educação inovadora sem correlacionar com o processo histórico, e, como a sociedade atual é reflexo desse processo, faz-se necessário pensar a educação ao nosso tempo. De acordo com (Mello, 2022), a tarefa do educador é uma interrogação nunca acabada, que se movimenta na temporalidade da história da educação. E, segundo o conceito de Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, estamos vivendo uma “modernidade líquida”, caracterizada pela agilidade e fluidez com que as coisas acontecem e acompanha os pensamentos da época. Bauman caracteriza como “modernidade líquida” uma nova era em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos. Portanto, a educação, como parte dessa modernidade, precisa adequar-se com os novos paradigmas de forma que os estudantes desenvolvam ações de atitude, pensamento crítico, criatividade, resolução de conflitos, adaptação a ambientes multiculturais dentre outros que compõem um todo como ser social.

Biografia do Autor

Neuzilene Jorge de Sousa, Must University

Graduação em Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins. Especialização em Cidadania e Cultura pela Universidade Federal do Tocantins. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

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Publicado

2024-02-21

Como Citar

Sousa, N. J. de. (2024). MODERNIDADE LÍQUIDA: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MEDIANTE A GERAÇÃO ATUAL DE ESTUDANTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1398–1403. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13021