AUTISMO: COMPREENDER PARA INCLUIR

Autores

  • Maria Marcia Batista Vilas Boas COLLEGE EDUCALER
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13015

Palavras-chave:

Autismo. Inclusão. Educação especial.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender e descrever características do Transtorno do Espectro Autista bem como a importância da inclusão dessas crianças nos espaços de ensino regular. A revisão bibliográfica e documental é a metodologia adota neste trabalho, tomando como apoio artigos, documentos e leis que asseguram o direito a inclusão e acesso ao ensino regular assim como a sala de recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado. Analisando o surgimento do termo autismo e as contribuições do DSMR-5 e do CID-11 no diagnóstico do TEA, oportunizando aos profissionais tanto da área da saúde quanto da educação o reconhecimento de características do autismo para um possível planejamento de ações e estratégias que busquem a oferta de atividades que colaborem no tratamento e no desenvolvimento social, cognitivo, motor e emocional da criança autista.

Biografia do Autor

Maria Marcia Batista Vilas Boas, COLLEGE EDUCALER

Graduada em Pedagogia pela UNEB, Pós-graduação em Gestão escolar pela Faculdade João Calvino. Mestranda em Ciências da Educação da COLLEGE EDUCALER. 

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona). Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER.

Downloads

Publicado

2024-02-19

Como Citar

Boas, M. M. B. V., & Pinho, A. M. (2024). AUTISMO: COMPREENDER PARA INCLUIR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1190–1200. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13015