REVOLUCIONANDO A EDUCAÇÃO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EXPLORANDO POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Zelandia Maria dos Santos Souza Veni Creator Christian University
  • Luís Miguel de Barros Cardoso Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12954

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem. Tecnologias de IA. Competência digital. Habilidades do século XXI. Modelo de ensino.

Resumo

A inteligência artificial está remodelando cenários sociais, métodos educacionais e experiências humanas. São apresentadas diferentes aplicações no âmbito educacional, abrangendo desde plataformas de aprendizado personalizadas até sistemas automatizados de avaliação. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de discutir e identificar aspectos potenciais da inteligência artificial para a educação, além dos desafios da sua implementação no processo educacional. As recentes tendências da automação do processo pedagógico evidenciam a influência da inteligência artificial com o emprego de ativos, como a personalização da experiência de aprendizagem, acesso a recursos educacionais abundantes, feedback imediato com Chatbots, aprendizagem adaptativa, apoio à tomada de decisão, aprendizado interativo e o suporte à diversidade de habilidades. Neste contexto, considera-se que a integração entre inteligência artificial e educação articula práticas e potencialidades, para fornecer meios para o desenvolvimento de capacidade mental elástica e criativa a favor da sociedade, para a qual devem ser integradas novas literacias. Tem-se como desafio desenvolver sistemas de IA integrados com práticas educativas orientadas para o desenvolvimento humano, que ultrapasse a coleta e análise de dados e que inclua atores educacionais que reforcem as competências intelectuais. Portanto, garantir um processo de aprendizagem eficiente e contínuo é uma estratégia que deve ser empregada para o sucesso das atividades pedagógicas e desenvolvimento dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zelandia Maria dos Santos Souza, Veni Creator Christian University

Mestranda pelo curso de mestrado em ciências da educação Veni Creator Christian University. Pós-graduação em Direito Público pela Instituição Faculdade Novo Horizonte – Pernambuco.

Luís Miguel de Barros Cardoso, Universidade de Coimbra

Doutor em Línguas e Literatura pela Universidade de Coimbra- Portugal.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Souza, Z. M. dos S., & Cardoso, L. M. de B. (2024). REVOLUCIONANDO A EDUCAÇÃO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EXPLORANDO POTENCIALIDADES E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 912–924. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12954