O USO DE SOFTWARE EDUCATIVO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.12897Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Recursos Tecnológicos. Licenciatura em Computação.Resumo
Este artigo descreve as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado I, do Curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara - CESIT. O Estágio teve como objetivo principal, proporcionar uma experiência em sala de aula ao acadêmico ao aplicar os conhecimentos sobre os conceitos e funções utilizando recursos tecnológicos como proposta educacional de intervenção para a melhor compreensão e interação no processo ensino aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, pois se trata de um estudo descritivo relatando experiências na prática de estágio. A fundamentação teórica, baseou-se nos estudos sobre o estágio supervisionado I, uso de softwares educativos. As atividades foram elaboradas a partir da problemática observada durante o período de observação e coparticipação na turma do ensino fundamental I na Escola Municipal Yeda Henriques de Souza Auzier no município de Itacoatiara-AM, com o apoio dos professores Luis Sérgio de Oliveira Barbosa e João da Mata Libório Filho, supervisores de estágio, considerando as dificuldades apresentadas pelos alunos sobre as referidas problemáticas. Os participantes da pesquisa foram os alunos do 2º ano do Turno vespertino. Diante do objeto de pesquisa investigado e compartilhado sobre as dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa, foi elaborado um plano de ação em que resultou na utilização do Microsoft Power Point para elaboração de material a ser utilizado na regência. A execução da regência abordou o alfabeto e sua divisão em vogais e consoantes, formação de sílabas e sílabas soltas para formar pequenas palavras, ao final de cada assunto foi passado um pequeno vídeo musical referente ao assunto para fixação de conteúdo. As atividades foram aplicadas em forma de gincana, em que os alunos foram divididos em grupos com 6 participantes e a cada assunto abordado tinham um desafio a cumprir caracterizando assim as fases, ao final a equipe que tivesse maior pontuação seria a campeã. Os resultados obtidos foram gerados e discutidos com o professor titular. A utilização de tecnologia nas escolas abre opções para se ensinar tecnologias educacionais digitais em qualquer área de conhecimento.
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