A DISCIPLINA NO CURRÍCULO E O POSSÍVEL ELO POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Edinalva Gumercindo da Silva Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12799

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Conhecimento. Educação.

Resumo

Diversas disciplinas dialogando entre si, combinando seus conhecimentos, e a interação dos membros da sociedade com o ambiente são abordagens cruciais para lidar com a complexidade da vida e seus objetos (JAPIASSU, 2006; MORIN, 2006). O antigo paradigma cartesiano, que se baseava na segmentação do conhecimento e na especialização, está cedendo lugar ao paradigma emergente, que preconiza a integração entre disciplinas, saberes, pensamentos, ações, atitudes, territórios e culturas. A integração das disciplinas e a interligação com outros tipos de conhecimento, através da lógica da inter/transdisciplinaridade, são caminhos promissores, tanto do ponto de vista epistemológico quanto metodológico, para lidar com a complexidade da realidade. Nesse aspecto, esse artigo aborda a interdisciplinaridade. O objetivo geral é analisar as características da interdisciplinaridade a partir do posicionamento de autores que escrevem sobre o assunto. Como objetivos específicos são elencados: investigar as concepções sobre a interdisciplinaridade do ponto de vista da formação do currículo; identificar como a interdisciplinaridade se associa às metodologias e ensino. O trabalho é de natureza bibliográfica. Como resultados, se conclui que a prática interdisciplinar requer a sensibilidade do professor, que deve reconhecer a vastidão do aprendizado e não se ver como detentor absoluto do conhecimento.

 

Palavras-chave:  interdisciplinaridade; conhecimento; educação

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Biografia do Autor

Edinalva Gumercindo da Silva, Universidade Estácio de Sá

Curso superior em gestão de Recursos Humanos. Universidade Estácio de Sá.

   

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Publicado

2024-01-20

Como Citar

Silva, E. G. da. (2024). A DISCIPLINA NO CURRÍCULO E O POSSÍVEL ELO POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 1253–1267. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12799