CIBERATIVISMO FEMINISTA NO BRASIL: A TRANSFORMAÇÃO DA ACEITAÇÃO DOS CORPOS FEMININOS DIVERSOS NO INSTAGRAM

Autores

  • Mariana de Castro Limeira Universidade Anhembi Morumbi (UAM).
  • Amália Costa Farias Universidade Anhembi Morumbi- UAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1222

Palavras-chave:

Ciberativismo. Padrões de beleza. Instagram.

Resumo

Os padrões de beleza são conjuntos de normas estéticas que desejam definir como deve ser o corpo e a aparência das pessoas, especialmente das mulheres. O presente trabalho visa discutir o papel do Instagram na disseminação desses padrões e, em contrapartida, observar a crescente relevância do ciberativismo feminista na dissolução dos mesmos, tendo como pano de fundo o perfil movimento Corpo Livre, pioneiro em abordar a temática no Brasil. Para tanto, é discutida a origem dos ideais estéticos da sociedade brasileira, como eles se relacionam com as estruturas de poder patriarcais e quais são os mecanismos que fazem com que o Instagram seja relevante na perpetuação dessas normativas nos dias atuais. Por fim, são apresentados dados que mensuram o crescimento do perfil movimento Corpo Livre, discutindo como esse tipo de iniciativa atua para a transformação da aceitação dos corpos diversos femininos no Instagram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Castro Limeira, Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Graduanda em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). E-mail: marianacastrolimeira@gmail.com.

Amália Costa Farias, Universidade Anhembi Morumbi- UAM

Mestre em Administração, Especialista em Marketing e Bacharel em Administração. Experiência de 12 anos como docente, lecionando em cursos de pós-graduação e graduação, nas áreas de negócios e comunicação.Lattes: http://lattes.cnpq.br/3805636940894782. E-mail: amalia.farias@anhembi.br.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Limeira, M. de C. . ., & Farias, A. C. (2021). CIBERATIVISMO FEMINISTA NO BRASIL: A TRANSFORMAÇÃO DA ACEITAÇÃO DOS CORPOS FEMININOS DIVERSOS NO INSTAGRAM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 621–634. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1222