O ENSINO LÚDICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS: UMA INVESTIGAÇÃO JUNTO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12168Palavras-chave:
Lúdico. Língua Portuguesa. Ensino.Resumo
Este estudo versa sobre o ensino da Língua Portuguesa nos currículos oficiais brasileiros, na Base Nacional Comum Curricular, bem como o resgate histórico do ensino da Língua Portuguesa, sendo no terceiro capítulo o ensino da Língua Portuguesa e o trabalho com a ludicidade, descrevendo um plano de aula para alunos do 5º ano com uma proposta de atividade lúdica a se trabalhar com os alunos. Desta forma tem-se a seguinte indagação, de que forma o ensino da Língua Portuguesa e a Ludicidade estão expressos na BNCC bem como nos currículos oficiais nacionais? Tendo como objetivo geral, identificar o ensino da Língua Portuguesa nos documentos oficiais brasileiros bem como um resgate histórico deste ensino desde o começo da escolarização. Como objetivos específicos, (I)- Pesquisar historicamente o ensino da Língua Portuguesa (II)- Aprofundar estudos sobre a leitura e a ludicidade junto a Base Nacional Comum Curricular, (III)- Ressaltar a importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia desta pesquisa é bibliográfica pautada em Gil e Marconi e Lakatos. Os resultados apontam que o ensino da Língua Portuguesa hoje pautada nos documentos oficiais e sua consonância com a ludicidade é de suma importância para o ensino deste currículo no dia a dia da escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY