O ENSINO LÚDICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS: UMA INVESTIGAÇÃO JUNTO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Mayara dos Santos Monteiro FACCREI
  • Helen Regina Primo Gondo Faculdade Estadual de Filosofia Ciências de Letras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12168

Palavras-chave:

Lúdico. Língua Portuguesa. Ensino.

Resumo

Este estudo versa sobre o ensino da Língua Portuguesa nos currículos oficiais brasileiros, na Base Nacional Comum Curricular, bem como o resgate histórico do ensino da Língua Portuguesa, sendo no terceiro capítulo o ensino da Língua Portuguesa e o trabalho com a ludicidade, descrevendo um plano de aula para alunos do 5º ano com uma proposta de atividade lúdica a se trabalhar com os alunos. Desta forma tem-se a seguinte indagação, de que forma o ensino da Língua Portuguesa e a Ludicidade estão expressos na BNCC bem como nos currículos oficiais nacionais? Tendo como objetivo geral, identificar o ensino da Língua Portuguesa nos documentos oficiais brasileiros bem como um resgate histórico deste ensino desde o começo da escolarização. Como objetivos específicos, (I)- Pesquisar historicamente o ensino da Língua Portuguesa (II)- Aprofundar estudos sobre a leitura e a ludicidade junto a Base Nacional Comum Curricular, (III)- Ressaltar a importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia desta pesquisa é bibliográfica pautada em Gil e Marconi e Lakatos. Os resultados apontam que o ensino da Língua Portuguesa hoje pautada nos documentos oficiais e sua consonância com a ludicidade é de suma importância para o ensino deste currículo no dia a dia da escola.

Biografia do Autor

Mayara dos Santos Monteiro, FACCREI

Graduanda licenciatura em pedagogia. Faculdade Cristo Rei- FACCREI. Cornélio Procópio- PR.

Helen Regina Primo Gondo, Faculdade Estadual de Filosofia Ciências de Letras

Licenciatura Em Pedagogia. Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências de Letras. Cornélio Procópio-PR.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Monteiro, M. dos S., & Gondo, H. R. P. (2023). O ENSINO LÚDICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS: UMA INVESTIGAÇÃO JUNTO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 4072–4092. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12168