O USO DE DERIVADOS DE MATRIZ DE ESMALTE NA REGENERAÇÃO PERIODONTAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Miguel Santos Souza de Santana Faculdade de Ilhéus
  • Hélio Simões Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12039

Palavras-chave:

Doença periodontal. Emdogain. amelogenina. Proteínas derivadas, periodonto.

Resumo

A doença periodontal conhecida como periodontite é uma doença inflamatória multifatorial que tem início por meio do desenvolvimento de um processo inflamatório que, via de regra, se inicia na gengiva. Por sua vez, a terapia básica periodontal, considerada padrão ouro no controle da doença, não é capaz, em casos mais graves, de promover a regeneração dos tecidos periodontais. Entretanto, nos últimos anos, algumas modificações em técnicas e abordagens de terapia periodontal nos trazem a possibilidade de tratamentos regenerativos eficazes. Dessa forma, um produto comercial conhecido como “Emdogain” formado pela mistura de proteínas derivadas da matriz de esmalte, surgiu como uma alternativa para se obter a regeneração periodontal. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão literária sobre as matrizes derivadas da amelogenina e sua capacidade de figurar como um agente biológico capaz de regenerar os tecidos de suporte do dente.

Biografia do Autor

Miguel Santos Souza de Santana, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Hélio Simões, Faculdade de Ilhéus

Docente do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. Especialista em periodontia; Especialista em implantodontia; Especialista em docência no ensino superior.

 

Downloads

Publicado

2023-11-23

Como Citar

Santana, M. S. S. de, & Simões, H. (2023). O USO DE DERIVADOS DE MATRIZ DE ESMALTE NA REGENERAÇÃO PERIODONTAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 4315–4326. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12039