A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO DA PAPELARIA CÉU AZUL EM ITACARÉ – BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11862Palavras-chave:
Papelaria Céu Azul. Estratégias. Itacaré. Plano de negócios.Resumo
Este estudo visa explorar o cenário em constante evolução do mercado de papelaria, destacando a notável expansão do setor após a pandemia da COVID-19. A empresa em foco, Papelaria Céu Azul, uma pequena empresa localizada em Itacaré, inicialmente surgiu como um empreendimento por oportunidade, com o objetivo de fornecer lucro e sustentabilidade à família. Desde sua criação em 2001, a empresa construiu uma base fiel de clientes na região, principalmente devido à ausência de concorrência direta na época. No entanto, mudanças trouxeram desafios à Papelaria Céu Azul. A empresa respondeu a essas pressões competitivas expandindo seus serviços e implementando iniciativas de responsabilidade social. Este estudo tem como objetivo central a resposta à pergunta: Como a elaboração de um plano de negócios pode contribuir para o avanço da competitividade da Papelaria Céu Azul? Essa questão reflete a maturidade do entendimento do tema, fundamentado em revisões da literatura e reflexões pessoais. A coleta de dados foi conduzida utilizando material já existente, como livros, sites e artigos científicos. Devido à natureza aprofundada do estudo, foram realizadas pesquisas de campo para identificar futuros clientes, potenciais concorrentes e fornecedores mais vantajosos. Com base na análise do plano de negócios para a Papelaria Céu Azul, que busca criar vantagens competitivas e fortalecer as já existentes, podemos concluir que há um potencial significativo para o crescimento e aprimoramento do negócio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY