O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE AO DIAGNOSTICO POSITIVO PARA O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA

Autores

  • Aline Tassara Frossard de Oliveira Uniredentor
  • Andrew Ribeiro Santos Uniredentor
  • Suzana Andrade da Silva Lopes Uniredentor

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11126

Palavras-chave:

Enfermagem. Vírus da imunodeficiência humana. Síndrome da imunodeficiência adquirida.

Resumo

A síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) são dois grandes problemas de saúde no mundo inteiro, pois mesmo com tratamentos e estudos avançados não foram erradicados, continuam sendo disseminados. Porém, ainda que a situação não tenha sido totalmente resolvida, o progresso da ciência colaborou para aumentar o número de sobrevida. Ao receber o diagnóstico positivo, o indivíduo sofre um grande impacto, formando dúvidas, intrigas pessoais, medo de retaliação, preocupações com seu tratamento e principalmente o temor de não receber o apoio de familiares ou amigos. Visto isso, os profissionais de saúde necessitam orientar e apoio seus pacientes perante a situação, conduzindo o sujeito para uma unidade de tratamento, explicando-o explicitamente sobre sua doença e como seu corpo reagirá diante das medicações, além do suporte psicossocial. Em razão disto, está revisão de literatura coletará informações precisas e exatas sobre a responsabilidade da equipe de enfermagem perante o conhecimento do paciente sobre sua infecção pelo vírus da imunodeficiência humana.

Ao receber o diagnóstico positivo, o indivíduo sofre um grande impacto, formando dúvidas, intrigas pessoais, medo de retaliação, preocupações com seu tratamento e principalmente o temor de não receber o apoio de familiares ou amigos. Visto isso, os profissionais de saúde necessitam orientar e apoio seus pacientes perante a situação, conduzindo o sujeito para uma unidade de tratamento, explicando-o explicitamente sobre sua doença e como seu corpo reagirá diante das medicações, além do suporte psicossocial. Em razão disto, está revisão de literatura coletará informações precisas e exatas sobre a responsabilidade da equipe de enfermagem perante o conhecimento do paciente sobre sua infecção pelo vírus da imunodeficiência humana.

Biografia do Autor

Aline Tassara Frossard de Oliveira, Uniredentor

Acadêmica de enfermagem, Uniredentor - Itaperuna – RJ.

Andrew Ribeiro Santos, Uniredentor

Acadêmico de enfermagem, Uniredentor - Itaperuna – RJ. 

Suzana Andrade da Silva Lopes, Uniredentor

Orientadora do curso de enfermagem, Uniredentor - Itaperuna – RJ. Prof. Especialista em Dermatoterapia com ênfase em lesão.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Oliveira, A. T. F. de, Santos, A. R., & Lopes, S. A. da S. (2023). O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE AO DIAGNOSTICO POSITIVO PARA O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2793–2806. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11126