O PAPEL DA LITERATURA NA CRISE DO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL: FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO E APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11016Palavras-chave:
Direito e Literatura. Crise do Ensino Jurídico. Humanização.Resumo
Em face da crise no ensino jurídico no Brasil, o presente artigo considera a importância de se buscar soluções que possam humanizar e aproximar a formação de juristas da realidade social brasileira. Objetiva-se, portanto, apresentar a literatura como uma ferramenta de superação da crise, ao proporcionar um ensino mais reflexivo e menos automatizado do direito. Para tanto, procede-se à pesquisa bibliográfica sobre a história do curso de direito no Brasil, os fatores que culminaram na crise e o movimento "direito e literatura". Finalmente, serão analisados estudos que evidenciam o papel da literatura como agente de formação crítica e humanizada. Parte-se da hipótese de que a literatura pode contribuir para repensar o ensino jurídico, fornecendo uma abordagem mais humanizada e empática na formação do jurista, resultando em profissionais mais bem preparados para enfrentar as complexidades da atualidade, sendo, assim, fator de superação na crise do ensino jurídico. Isso porque a literatura possui imenso potencial humanizador e, ao expor o leitor a realidades diversas, instiga o pensamento crítico, fomentando a possibilidade de mudanças na realidade social brasileira. Acredita-se que a presente pesquisa possa trazer benefícios significativos para a formação dos juristas no Brasil, resultando em uma prática mais reflexiva, crítica e humanizada no campo do direito.
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