A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores/as

  • Michelli Carla de Souza Unopar
  • Ellen Simone Alves de Souza Unopar
  • Marinalva Paulo da Silva UNIVEST
  • Girlene Gomes de Aquino Baleeiro Fael
  • Geicile Gomes Barbosa Fael

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10756

Palabras clave:

Tecnologia assistiva. Educação especial. Inclusão.

Resumen

A presente pesquisa tem como objetivo abordar a Utilização das Tecnologias Assistivas, como metodologia facilitadora do processo de aprendizagem de educandos com deficiência. A Tecnologia Assistiva tem como objetivo proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, por meio da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidade de seu aprendizado. O conceito de Tecnologia Assistiva é ainda novo, sendo ele utilizado para identificar toda gama de recursos e serviços que contribuem na promoção e/ou potencialização das habilidades funcionais de pessoas com deficiência, e, consequentemente, a promoção da vida independente deste público. O uso das tecnologias assistivas na educação é de importância fundamental, pois possibilitam o processo de aprendizagem, otimizando as potencialidades de cada aluno. Tendo em vistas as possibilidades as tecnologias assistivas se tornam necessárias para o aprendizado dos alunos com deficiência. E quando falamos em pessoas com deficiência, existe um segmento da tecnologia chamado Tecnologia Assistiva (TA) que abrange recursos, ferramentas, processos, práticas, serviços, metodologias e estratégias cuja finalidade é proporcionar mais autonomia, independência e qualidade de vida para seus usuários. Diante do exposto acredita-se que os recursos da Tecnologia Assistiva possam atender ao que Vygotsky propunha, uma vez que o objetivo maior destes recursos é proporcionar à pessoa com deficiência vida independente, seja, no contexto social, escolar ou familiar. Logo articulados por diversos contextos subjetivos, sociais e culturais, onde os educandos poderão ser assumidos como sujeitos críticos e criativos. O presente trabalho tem por objetivo mostrar as atividades desenvolvidas por um trabalho de extensão, que tem como objetivo principal a Inserção da Tecnologia Assistiva, utilizando a informática para ajudar no processo de ensino e aprendizagem da criança com deficiência intelectual e múltipla de forma construtiva e criativa favorecendo o seu desenvolvimento global.

 

Biografía del autor/a

Michelli Carla de Souza, Unopar

Pedagogia e Serviço Social; Pós – Graduação em Psicopedagogia Institucional, Ulbra / Unopar.

Ellen Simone Alves de Souza, Unopar

Pedagogia, Pós-Graduação: Regência nos Anos Iniciais e Educação Infantil. Unopar. 

Marinalva Paulo da Silva, UNIVEST

Pedagogia, Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional, UNIVEST.

Girlene Gomes de Aquino Baleeiro, Fael

Pedagogia Fael.

Geicile Gomes Barbosa, Fael

Pedagogia - Pós-Graduação em Educação Infantil, Fael. 

Publicado

2023-09-20

Cómo citar

Souza, M. C. de, Souza, E. S. A. de, Silva, M. P. da, Baleeiro, G. G. de A., & Barbosa, G. G. (2023). A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2148–2154. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10756