O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Romualdo Pereira da Costa Universitário Internacional- UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10595

Palavras-chave:

Prática pedagógica. Tecnologias digitais. Aprendizagem significativa.

Resumo

Trata-se de uma produção acadêmica, produzida através de uma pesquisa bibliográfica, que teve por objetivo promover uma abordagem sobre o uso das tecnologias digitais na prática pedagógica. Hoje, não há como se pensar o homem - enquanto ser social - distante das tecnologias. Estas fazem parte de seu cotidiano, em muitos casos, facilitando a sua vida em sociedade, possibilitando não somente o acesso rápido às informações, mas também permitindo uma interação com um grande número de pessoas, sem que haja uma preocupação com as fronteiras geográficas. Diante dessa realidade, percebe-se que a escola não podia deixar de introduzir as tecnologias digitais em seu contexto. A utilização dessas tecnologias em sala de aula transforma todo o processo de ensino-aprendizagem, permitindo o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais inovadora e produtiva, capaz de ampliar o horizonte do discente, facilitando o desenvolvimento de suas habilidades, dando-lhe condições de ser o próprio sujeito construtor de sua aprendizagem. Com as tecnologias digitais existe a possibilidade de um maior acesso e compartilhamento das informações, objetivando a produção do conhecimento. Através da presente pesquisa constatou-se que a inserção das tecnologias digitais no contexto escolar não é uma tarefa simples. É algo que requer um repensar por parte da escola e exige do professor a redefinição de seu perfil, além da adequação de sua prática docente às novas demandas promovidas por seus discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romualdo Pereira da Costa, Universitário Internacional- UNINTER

Graduação em Gestão Pública. 2008 – 2011, Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil. Especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades. (Carga Horária: 510h). Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil. 2012 – 2013. 

Downloads

Publicado

2023-08-09

Como Citar

Costa, R. P. da. (2023). O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 521–532. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10595