UM OLHAR NA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10470Palavras-chave:
Psicologia da Educação. Aprendizagem. Motivação. Engajamento.Resumo
A psicologia da educação é um campo de estudo que busca compreender e melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Ela se preocupa em aplicar os princípios e teorias da psicologia no contexto educacional, visando promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes. As orientações consistem em reconhecer e levar em consideração as diferenças individuais dos estudantes, incluindo estilos de aprendizagem, habilidades, interesses e necessidades. Isso implica adaptar o ensino e oferecer suporte personalizado para promover o desenvolvimento de cada aluno. Priorizar a construção de conhecimento significativo, conectando novas informações com o conhecimento prévio dos alunos. Isso envolve criar contextos relevantes, estimular a reflexão e a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Procurar pela motivação e engajamento entendendo os fatores que influenciam a motivação dos alunos e promover um ambiente de aprendizagem que estimule o engajamento ativo. Isso inclui oferecer desafios adequados, fornecer um parecer construtivo e reconhecer o progresso e as conquistas dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY