RELAÇÃO ENTRE COPING RELIGIOSO/ESPIRITUAL E NÍVEIS DE ANSIEDADE SOCIAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10208Palavras-chave:
Adaptação psicológica. Espiritualidade. Transtorno de ansiedade social.Resumo
O transtorno de ansiedade social (TAS) é um dos transtornos mais limitantes devido à evitação de situações de exposição e, por isso, se associa ao baixo desempenho acadêmico, pois nas universidades são comuns atividades de intenso contato social. A forma como cada estudante enfrenta essa situação estressante é definida como coping, o qual pode ser feito por meio da religião/espiritualidade, denominado coping religioso/espiritual (CRE), que é classificado em positivo (CREP) ou negativo (CREN). O CREP é mais utilizado que o CREN, mas é desconhecido se isso também se observa no TAS. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar a relação entre o uso de CRE e os níveis de ansiedade social em universitários com TAS. Para tanto, 71 universitários diagnosticados com TAS responderam ao Questionário Geral, a Escala de CRE-Breve e ao Inventário de Fobia Social. A análise dos dados revelou ausência de correlação entre os níveis de ansiedade social e as estratégias de CRE em situações estressantes no ambiente universitário. Além disso, observou-se que o CREP é mais utilizado que o CREN. Tais achados são relevantes para o entendimento da forma como os universitários com TAS lidam com situações estressantes no ambiente universitário, além de contribuir com a escassa literatura sobre o tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY