APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO ENSINANDO E APRENDENDO NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DA SIMULAÇÃO DE COMPRA E VENDA NO COMÉRCIO: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Helora Dana Rosas Nascimento Universidade do Estado do Amazonas
  • Ismael Matos Duarte Universidade do Estado do Amazonas
  • Débora Ruth Lima Corrêa Universidade do Estado do Amazonas
  • Jaqueline Silva dos Santos Universidade do Estado do Amazonas
  • Raimunda Eulene Pacheco de Souza Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9891

Palabras clave:

Etnomatemática. Números inteiros. Aprendizagem no cotidiano. operações básicas.

Resumen

Este trabalho objetiva-se em compreender as dificuldades que causam o baixo índice de aprendizado das quatro operações básicas da matemática, dos alunos do 7° ano de uma escola do município de Manacapuru. Apresenta-se, neste projeto, a utilização da simulação do comércio de vendas simples como metodologia auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações. O público alvo são alunos diagnosticados com dificuldades em resolver problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão. Além de está baseado no processo de ensino e aprendizagem de operações com números inteiros. Será priorizada a ideia de buscar a todo o momento o estímulo do aluno em aprender. Criando ideias, novas fórmulas, ativando e estimulando o cálculo e o raciocínio lógico.

Biografía del autor/a

Helora Dana Rosas Nascimento, Universidade do Estado do Amazonas

Finalista no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).  

Ismael Matos Duarte, Universidade do Estado do Amazonas

Finalista no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Débora Ruth Lima Corrêa, Universidade do Estado do Amazonas

Finalista no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Jaqueline Silva dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Finalista no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).  

Raimunda Eulene Pacheco de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2009)  

Publicado

2023-05-31

Cómo citar

Nascimento, H. D. R., Duarte, I. M., Corrêa, D. R. L., Santos, J. S. dos, & Souza, R. E. P. de. (2023). APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO ENSINANDO E APRENDENDO NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DA SIMULAÇÃO DE COMPRA E VENDA NO COMÉRCIO: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1565–1578. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9891