LA IMPORTANCIA DEL SECTOR DE RECURSOS HUMANOS EN LA RETENCIÓN DE CONDUCTORES EN UNA EMPRESA DE TRANSPORTE EN PALMAS - TO

Autores/as

  • Karem Hellen Castro Oliveira Faculdade Serra do Carmo/FASEC
  • Alan Barros Bitar Faculdade Serra do Carmo/FASEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9871

Palabras clave:

Recursos Humanos. Motoristas. Relacionamento.

Resumen

Este artigo buscou discutir à importância das ações do setor de Recursos Humanos dentro de uma empresa no ramo de transporte rodoviário interestadual com a matriz localizada na cidade de Palmas - Tocantins. Através de um questionário aplicado a 25 motoristas na plataforma do Google - Google Forms e com a entrevista em profundidade do Gerente de Recursos Humanos. Tal pesquisa, visa um olhar específico para os condutores no que diz respeito à qualidade de trabalho, relacionamento e conduta deles para com a gestão/passageiros, com isso, analisou-se de forma consistente, verídica e evidenciadas pelos próprios colaboradores, que apontaram os pontos positivos e negativos ao decorrer do estudo. Com isso ficou patenteado o esforço do RH, porém a falta de um ato específico em relação aos profissionais que estão atrás dos volantes contribui para uma prática que se tornou corriqueira, de ambas as partes, e que ainda não foi sanada. Contudo, vale ressaltar que a importância estratégica do RH é algo incontestável, no entanto, as aplicações de normas internas devem ser repensadas para o bom andamento da empresa com o objetivo de extinguir raízes problemáticas.

Biografía del autor/a

Karem Hellen Castro Oliveira, Faculdade Serra do Carmo/FASEC

Graduanda em Administração, Faculdade Serra do Carmo/FASEC. 

Alan Barros Bitar, Faculdade Serra do Carmo/FASEC

Mestre Administração/UniHorizontes-MG, Faculdade Serra do Carmo/FASEC. 

Publicado

2023-05-31

Cómo citar

Oliveira, K. H. C., & Bitar, A. B. (2023). LA IMPORTANCIA DEL SECTOR DE RECURSOS HUMANOS EN LA RETENCIÓN DE CONDUCTORES EN UNA EMPRESA DE TRANSPORTE EN PALMAS - TO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1348–1365. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9871