ABORDAGEM EDUCACIONAL E CULTURAL DO SURDO

Autores/as

  • Ana Cássia de Oliveira Gobbo   UNOPAR.
  • Fabio Jose Antônio da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.977

Palabras clave:

Surdo. Educação. Bilíngue. Cultural. LIBRAS

Resumen

Este trabalho busca realizar um estudo da Abordagem Educacional e Cultural do Surdo, fazendo um resgate da História do Surdo, pontuando os principais marcos da Educação dos Surdos no mundo e no Brasil, destacando o congresso de Milão, o qual mudou o rumo da educação dos surdos, disseminando o método oralista, método esse que desencadearam muitas críticas, visto negativamente por muitos especialistas, pois, não atendeu as necessidades dos surdos quanto a educação.O método oralista foi referencial assumido nas escolas do mundo todo, bem como as práticas vinculadas a ele. Enfatiza o ensino bilíngue como um programa educativo salvador, que utiliza duas línguas para ensinar. Traz o conceito que a filosofia bilíngue é de que os surdos formam uma comunidade, com culturas e línguas próprias, com isto o ensino bilíngue ganhou espaço e continua até os dias atuais. Esclarecem equívocos sobre a língua de sinais, sendo esta diferenciada de acordo com cada país. Faz um chamado para os educadores reavaliarem sua postura frente esse novo contexto educacional.

 

Biografía del autor/a

Ana Cássia de Oliveira Gobbo,   UNOPAR.

Graduação em Pedagogia -  UNOPAR. Graduação em Educação Fisica – UNOPAR. Servidora Pública Municipal - Prefeitura Municipal de São Sebastião da Amoreira/PR

Fabio Jose Antônio da Silva

Profissional de Educação Física. Mestre em Educação. Doutorando em Educação Física.

Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Gobbo, A. C. de O., & Silva, F. J. A. da . (2021). ABORDAGEM EDUCACIONAL E CULTURAL DO SURDO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 440–449. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.977