RECURSOS LÚDICOS E SOFTWARES COM FOCO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9604Palabras clave:
Análise Combinatória. Probabilidade. Jogos lúdicos. Combina. Geogebra. Enem.Resumen
Análise Combinatória e Probabilidade são ciências vastamente aplicadas no cotidiano das pessoas. Censos e estatística de tendência, utilizada para comunicar matematicamente o movimento de um problema no mundo (como foi o caso do movimento da pandemia por Covid19) são exemplos dessa aplicabilidade. Pesquisas na área da Matemática têm revelado que o estudante do Ensino Médio enfrenta muitas dificuldades para interpretar e usar fórmula em problemas propostos no ENEM e que necessitam da Análise Combinatória e da Probabilidade. Na Biologia, por exemplo, mais especificamente sobre os mecanismos das Leis de Mendel, um assunto bastante explorado no ENEM, a Análise Combinatória e a Probabilidade têm papel fundamental. Na forma de movimento criativo para colaborar com o ensino e a aprendizagem de Análise Combinatória e Probabilidade, muitos softwares foram desenvolvidos por especialistas em Tecnologia de Informação (TI) como é o caso do “COMBINA” e do “GeoGebra”, softwares experienciados elos autores do presente artigo. Ainda, o MEC disponibiliza uma lista de programas e ferramentas didáticas contexto do ensino e da aprendizagem da Análise Combinatória. O recurso didático “A Cartomante” foi selecionado para uma maior discussão no presente artigo. Em conjunção com esses elementos TI colaborativos, professores e professoras de matemática têm desenvolvido metodologias lúdicas para mitigar as dificuldades que seus alunos(as) enfrentam para solucionar problemas de Análise Combinatória e Probabilidade. A partir dessa perspectiva, o presente trabalho buscou alcançar os seguintes objetivos: selecionar e apresentar ferramentas TI colaborativas na melhoraria do ensino e da aprendizagem da Análise Combinatória e Probabilidade; desenvolver metodologias lúdicas na forma de brincadeiras com baralho, dados e moedas visando melhorar a forma de ensinar os referidos conteúdos de matemática para o público do Ensino Médio. Os softwares “COMBINA” e “GEOGEBRA” foram selecionados e experimentados. Observações, análises, diagnósticos foram realizados. Concluiu-se que os recursos experienciados são ricos em informação e em exercícios. O acesso online e a linguagem dos jogos é bastante acessível. Concluiu-se que os recursos didáticos vivenciados pelos autores/professores são potentes meios de mitigar dificuldades do estudante do Ensino Médio em Análise Combinatória e Probabilidade. Entretanto ressalta-se o papel do professor na orientação do uso desses recursos como necessária.
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