ENSINO DE CIÊNCIAS EM PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA

https://doi.org/10.29327/211653.6.4-8

Autores/as

  • Victor Augusto Bianchetti Rodrigues Instituto Federal do Paraná
  • Suzani Cassiani Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palabras clave:

Ensino de Ciências. Decolonialidade. Epistemologias-do-Sul.

Resumen

No Ensino de Ciências (EC), uma das tendências que tem ganhado destaque é a abordagem temática com enfoque nas relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Alguns autores têm realizado articulações entre os pressupostos do movimento CTS e as ideias de Paulo Freire para conferir maior criticidade ao EC. Nessa articulação, o conhecimento científico surge como instrumento de compreensão e intervenção na realidade dos educandos. Entretanto, é perceptível que muitas contradições sociais, como o racismo e o machismo não têm encontrado solução na ciência. Na verdade, o conhecimento e a prática científica têm contribuído para o aprofundamento dessas contradições. Diante desse contexto, temos como objetivo deste trabalho vislumbrar um EC de fato emancipatório. Pretendemos produzir reflexões que nos auxiliem a responder as seguintes questões: valer-se exclusivamente do conhecimento científico não seria uma resolução de um conflito (ainda dentro da lógica opressora) em vez da superação de uma contradição?; e (ii) quais conhecimentos podem ser utilizados para a superação das contradições típicas de países subdesenvolvidos? Para responder essas questões, fundamentamos nossas reflexões nos estudos decoloniais e nas Epistemologias do Sul. Defendemos que o conhecimento científico não é suficiente para superar as contradições citadas. A Ecologia de Saberes, proposta por Boaventura de Sousa Santos, é uma alternativa para a incorporação de outras formas de conhecimento no EC.


Biografía del autor/a

Victor Augusto Bianchetti Rodrigues, Instituto Federal do Paraná

Professor permanente do Instituto Federal do Paraná, Jaguariaíva, Brasil

Suzani Cassiani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Publicado

2020-04-30

Cómo citar

Augusto Bianchetti Rodrigues, V. ., & Cassiani, S. . (2020). ENSINO DE CIÊNCIAS EM PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA : https://doi.org/10.29327/211653.6.4-8. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(4), 81–90. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/95