EL USO DE TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN (TI) EN LA EDUCACIÓN INFANTIL DEL CEI TERTULIANO CAMBRAIA, FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL

Autores/as

  • Maria Antônia da Silva Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Ceará
  • Theresa Christine Filgueiras Russo Aragão Universidad Del Sol em Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9489

Palabras clave:

Tecnologías De La Información. Educación Infantil. CEI. Afectividad. Aprendizaje.

Resumen

¿A adoção de recursos tecnológicos de información é ação promotora da melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem no universo educacional infantil? A Escola, ao disponibilizar jogos e atividades lúdicas adaptáveis ao ensino tradicional, age of modo colaborativo no processo do ensino aprendizagem da criança? Para responder a ensayos y outras relevantes perguntas referencias a essa tema, a autora do presente artigo enveredou por um estudo investigativo, com o objetivo de avaliar e discutir a influência das Tecnologias de Informação (TI) no Centro de Educação Infantil (CEI) Tertuliano Cambraia localizado en la ciudad de Fortaleza, Ceará, Brasil. Para essa finalidade foi realizada uma pesquisa de campo usando un ferramenta questionário, do tipo semiestruturado, used to uma amostra de gestores, teacheres e pais de alunos do refere CEI. Os dados por coletados y tratados estadísticamente en el programa Excel. A partir de las opiniones de los que mostramos dos entrevistados concluiu-se que: o uso das TI como ferramenta pedagógica é de gran relevancia para el proceso de construcción de conhecimento na Educação infantil no CEI Tertuliano Cambraia; a adoção de recursos tecnológicos pelo referido CEI é ação que vem promovendo melhorias na qualidade do ensino e da aprendizagem na educação infantil; a teachera ao disponibilizar jogos e atividades lúdicas adaptáveis ao ensino tradicional vem agindo de modo colaborativo nesse processo que visa a melhoria da educação infantil. Finalmente, o diálogo entre as TI, Afetividade e Ludicidade orquestado pela professora do ensino infantil no CEI Tertuliano Cambraia, vem promovendo melhorias na qualidade do ensino das crianças que têm demonstrado maior satisfação em learn of form Integrated com a professora e o apoio dos pais.

Biografía del autor/a

Maria Antônia da Silva, Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Ceará

Professora da CEI Tertuliano Cambraia da rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Ceará. Secretaria Municipal de Fortaleza, Ceará. Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol em Fortaleza, Ceará, Brasil.

Theresa Christine Filgueiras Russo Aragão, Universidad Del Sol em Fortaleza

Professora de Metodologia e Estatística aplicada da Universidad Del Sol em Fortaleza, Ceará, Brasil. Doutora em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professora aposentada do Centro de Ciências da Universidade Estadual do Ceará.

Publicado

2023-05-31

Cómo citar

Silva, M. A. da, & Aragão, T. C. F. R. (2023). EL USO DE TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN (TI) EN LA EDUCACIÓN INFANTIL DEL CEI TERTULIANO CAMBRAIA, FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 31–50. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9489