ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.942Palabras clave:
Psicopedagogia clínica. Avaliação diagnóstica.Resumen
Nesta pesquisa considera-se a psicopedagogia clínica com o seu enfoque interdisciplinar (pedagogia, psicanálise, psicologia, epistemologia, linguística e a neuropsicologia) com o campo de atuação focado os problemas no processo de processo de aprendizagem humana com a finalidade de identificar os problemas com fins de intervenção na aplicação de métodos que possam amenizar ou superar os obstáculos que impedem o desenvolvimento da aprendizagem. Com isto questiona-se como o estágio supervisionado contribui com a formação e prática do psicopedagogo formado em curso na modalidade de educação a distância? Para responder a este questionamento tem-se como objetivo geral a analise das contribuições do estágio supervisionado na formação dos psicopedagogos clínicos em curso realizado na modalidade de educação a distância, e, como objetivos específicos, a apresentação das experiências e das aprendizagens adquiridas no processo de avaliação diagnóstica no decorrer do estágio além do proporcionar revisão e atualização da literatura pertinente ao cenário. Adota-se uma metodologia de revisão de literatura, de cunho documental, histórico, qualitativo e descritivo. Por fim, registra-se a percepção de que tanto a EA quanto a Psicopedagogia preocupam-se com as aprendizagens significativas e que favorecem as transformações de pensamento, autonomia, criticidade, criatividade e contribuir para uma nova forma de pensar, sentir e agir ao tempo em que recomenda-se atuações dos profissionais destas áreas trabalhem na perspectiva da aprendizagem significativa como prática escolar cotidiana, inserindo a dimensão da EA no currículo escolar de forma interdisciplinar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY