DESAFIOS ENCONTRADOS PELA DOCÊNCIA NO ENSINO REMOTO DIANTE DA PANDEMIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Hommel Almeida de Barros Lima Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Ivaldo Barbosa da Mota Neto Instituto Federal do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.940

Palavras-chave:

Desafios. Ensino remoto. Docente. Pandemia.

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo geral identificar na literatura os desafios encontrados pela docência no ensino remoto diante da pandemia. O Objetivo específico desse estudo é analisar na literatura quais os desafios encontrados pela docência com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) diante do ensino remoto na pandemia. Foi aplicado um estudo de revisão bibliográfica nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO, sendo realizado no período de janeiro de 2021. Utilizaram-se os descritores e o cruzamento das palavras-chave para facilitar a busca dos dados. A pesquisa passou por três etapas: 1º leitura dos títulos, 2º leitura dos resumos e 3º leitura na íntegra. A análise de dados foi através de fichamento. O estudo identificou que grande parte dos professores não receberam formação para realizar as aulas em plataformas digitais, causando insegurança e um desafio na sua prática pedagógica.  Observou-se que outro desafio encontrado pelos docentes no ensino remoto para exercer suas aulas foi a obtenção do uso tecnológico que grande parte dos discentes não tinha objetos tecnológicos (telefone, tablets, notebook).

 

Biografia do Autor

Hommel Almeida de Barros Lima, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Mestrado em Engenharia de software pelo C.E.S.A.R/ Ifsertão pernambucano, especialista em engenharia de software pela FJN, graduado em tecnologia em automação industrial pelo instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2008), graduação em Economia pela Universidade Regional do Cariri (2007).Instituição: Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Ivaldo Barbosa da Mota Neto, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Graduando em computação no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, técnico em informática pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano, técnico em segurança pública pela Polícia Militar do Estado da Bahia. Instituição: Instituto Federal do Sertão Pernambucano. 

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Lima, H. A. de B. ., & Mota Neto, I. B. da . (2021). DESAFIOS ENCONTRADOS PELA DOCÊNCIA NO ENSINO REMOTO DIANTE DA PANDEMIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 15–28. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.940