A TRAJETÓRIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR NO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CANAÃ DOS CARAJÁS (PARÁ)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9091Palabras clave:
Gestão democrática. Canaã dos Carajás (Pará). Mecanismos de participação.Resumen
O presente estudo é parte constituinte de um trabalho mais amplo realizado na dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins, e defendida no final do ano de 2022, intitulada: Gestão democrática escolar no sistema municipal de educação de Canaã dos Carajás, Pará (1997-2021), que teve como objeto de estudo o processo de institucionalização da gestão democrática escolar no Sistema Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (Pará) no período de supracitado. Para tanto, foi formulado o seguinte problema de pesquisa: quais mecanismos de participação foram institucionalizados no Sistema Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (Pará) no período de 1997 a 2021, a fim de implementar a gestão democrática nas escolas públicas municipais do presente ente federado? Nesse sentido, a discussão aqui apresentada tem como objetivo descrever o processo de construção legal e normativa da gestão democrática escolar no Sistema Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (Pará), no período de 1997 a 2021. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cujo procedimento de estudo foi a pesquisa bibliográfica e documental. Para o processo de análise das informações, a pesquisa foi embasada pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). No que tange ao objeto de estudo, os resultados apontaram para avanços, retrocessos e desafios do ponto de vista legal e normativo no processo de efetivação da gestão democrática escolar no Sistema Municipal de Educação de Canaã dos Carajás (Pará).
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