DITO, O NEGRINHO DA FLAUTA: REFLEXÕES NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA E DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores/as

  • Geane Teodoro Damasceno Universidade Federal do Espírito Santo- UFES
  • Gerda Margit Schütz Foerste Universidade Federal do Espírito Santo- UFES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9022

Palabras clave:

Literatura infantojuvenil. Bakhtin. ERER. Personagens negros. Racismo.

Resumen

Invisibilização ou caracterizações que inferiorizam personagens negros são idiossincrasias presentes na literatura infantojuvenil desde seu advento. Este cenário é influenciado sobretudo por uma estrutura social que coloca os corpos negros como inferiores, o racismo. Este é um problema histórico e social, que pode ser expresso de diversas formas, explícita ou velada, em diversos contextos, como na literatura. Embora nas últimas décadas tenham ocorrido modificações lentas nesse panorama, em especial em relação a meninas negras, ainda há amplo acesso de crianças e adolescentes a obras literárias que inferiorizam pessoas negras. Devido a isso, o interesse do presente artigo é analisar o livro “Dito, o negrinho da flauta”, de Pedro Bloch (1983), disponível a alunos de uma escola particular localizada no município de Vitória, Espírito Santo, cujo personagem principal é Dito, um garoto negro. Identificamos uma construção problemática do personagem, em que lhe são atribuídas caracterizações definidoras de raça, como neguinho, embora não seja escravizado, é tratado com um, dentre outras atribuições. O acesso de crianças e adolescentes a obras de conteúdo racista podem perpetuar estereótipos e preconceito, afetando a autoestima e identidade de pessoas negras.

Biografía del autor/a

Geane Teodoro Damasceno, Universidade Federal do Espírito Santo- UFES

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestranda em educação na linha de Pesquisa Educação e Linguagens, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - UFES. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9505-6407. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9863447235911031. 

Gerda Margit Schütz Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo- UFES

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), professora na linha de Pesquisa Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - UFES. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6040-5435. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5263258908602198. 

Publicado

2023-04-04

Cómo citar

Damasceno, G. T. ., & Foerste, G. M. S. . (2023). DITO, O NEGRINHO DA FLAUTA: REFLEXÕES NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA E DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1860–1872. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9022