VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Alessandro Silva de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Lucas José Gomes Oliveira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9014

Palabras clave:

Educação Ambiental. Formação.

Resumen

Este texto relata as experiências vividas por professores em formação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus de Anápolis, no curso de Licenciatura em Química, integrantes do Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental – NUPEDEA. Trata-se de relatos acerca de vivências em campo com uma comunidade de pequenos agricultores e alunos da escola rural no distrito de Joanápolis, do município de Anápolis. As falas remetem ao processo de transformação ocasionando mudanças nas formas de agir e pensar proporcionadas pela educação ambiental. A dialética das relações emerge nas discussões em grupos de estudos no NUPEDEA, fundamentadas pela perspectiva crítica da educação ambiental, capaz de promover transformações na atuação docente e na vida das pessoas em comunidades. Além disso, aborda a formação inicial e continuada de professores, que não se finda apenas com a graduação mais se aprofunda nas possibilidades e caminhos que a pesquisa, educação e crítica possibilitam.

Biografía del autor/a

Alessandro Silva de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutor em Ciências Ambientais. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Anápolis. Orientador nos Programas de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE/IFG). Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental – NUPEDEA, desenvolve pesquisas na formação de professores e educação ambiental. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9261-6416

Lucas José Gomes Oliveira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Anápolis, Mestrando em Educação pelo Programa de Pós – Graduação Stricto Sensu (PPGE/IFG). Pesquisador em Formação pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental - NUPEDEA, desenvolve pesquisas na formação de professores e educação ambiental. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-6559-5816

Publicado

2023-04-04

Cómo citar

Oliveira, A. S. de ., & Santos, L. J. G. O. dos . (2023). VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1808–1823. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9014