LA DEPRESIÓN INFANTIL: UNA REALIDAD INVISIBLE

Autores/as

  • Janayna dos Santos Ferreira Universidade Regional do Cariri – URCA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8969

Palabras clave:

Depresión. Niño. Diagnostico y tratamiento.

Resumen

O objetivo deste trabalho é trazer a viabilização de uma maior compreensão acerca do que é a depressão infantil, assim como das questões intrínsecas da mesma, como na forma da realização do diagnóstico. Sua metodologia consiste em uma revisão bibliográfica, de natureza descritiva. A coleta de dados foi realizada nas bases SciELO, PubMed, BVS e Google Acadêmico, nos idiomas inglês e português, publicados nos últimos 5 anos (2017-2022). Trinta textos foram avaliados na íntegra. Considerando os critérios de inclusão e exclusão, apenas 11 artigos foram selecionados para análise. Depois desta excursão feita pelo tema, percebe-se a necessidade de um olhar mais aguçado sobre nossas crianças, precisando de cautela, pois se de um lado há a preocupação em diagnosticar e tratar o mais rápido possível a depressão infantil, por outro lado deve-se tomar cuidado para não confundir estados normais do humor ou fases de desenvolvimento da criança com um quadro nosológico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janayna dos Santos Ferreira, Universidade Regional do Cariri – URCA

Psicóloga. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO) - 2017. Especialista em Saúde Mental pela Universidade Regional do Cariri (URCA) - 2019. Orcid: 0000-0002-4968-8593: https://orcid.org/0000-0002-4968-8593. 

Publicado

2023-04-01

Cómo citar

Ferreira, J. dos S. . (2023). LA DEPRESIÓN INFANTIL: UNA REALIDAD INVISIBLE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1647–1656. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8969