O FEDERALISTA: SEPARAÇÃO DE PODERES E DEFESA DE REPÚBLICA REPRESENTATIVA

Autores/as

  • Pedro Ribeiro Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sérgio Alexandre de Moraes Braga Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8959

Palabras clave:

O Federalista. Estado. Separação dos Poderes. Repúblicas representativas. Administração Pública.

Resumen

O Federalista discorre sobre a Constituição dos Estados Unidos da América de 1787, trazendo contribuições originais e essenciais ao entendimento da organização do Estado norte-americano. O presente artigo discute dois temas que se configuram centrais nos debates travados na obra em questão: sua teoria da separação dos poderes; e a defesa de uma república representativa como forma de combater os males advindos das facções. Para isso, realiza-se pesquisa qualitativa, que, por método dedutivo, aborda artigos da obra O Federalista, assim como recorre a bibliografia que busca compreendê-la e discuti-la – analisando-se, assim, as questões mais relevantes relacionadas a tais temas.

Biografía del autor/a

Pedro Ribeiro Fagundes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Direito, Área de Concentração, Constituição e Garantia de Direitos, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Agente da Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).  

Sérgio Alexandre de Moraes Braga Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Feito Pós-Doutoramento em Direito na Universidade Federal do Paraná (2021). Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Fagundes, P. R. ., & Braga Júnior, S. A. de M. . (2023). O FEDERALISTA: SEPARAÇÃO DE PODERES E DEFESA DE REPÚBLICA REPRESENTATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1460–1474. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8959