A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTITUIÇÃO DE POSTURAS SOCIOAMBIENTAIS E FORMAÇÃO DOCENTE EM ESPAÇOS DE COMPLEXIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8919Palabras clave:
Educação ambiental. Formação docente.Resumen
Essa pesquisa propõe uma intervenção nos contextos de vulnerabilidade social de grupos e comunidades no entorno do IFG e da cidade de Anápolis, através de práticas que visam à informação e formação de conhecimentos para o enfrentamento de situações adversas na vida. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação e busca ampliar a formação para a docência em outros espaços além dos formais nos cursos de licenciatura, deslocando-se até os grupos sociais no meio urbano ou rural. O objetivo é associar conhecimentos das ciências à educação ambiental em propostas que atendam às necessidades prementes em cada contexto de adversidades, e propõe-se intervir nesses contextos com atividades realizadas pelos estudantes do IFG junto às comunidades e grupos sociais. A pesquisa utiliza métodos da pesquisa qualitativa e à luz teórica da educação ambiental crítica, com atividades de planejamento considerando os aspectos de cada local e contando com recursos didáticos e tecnologias de informação e comunicação. A intenção é proporcionar espaços de formação diversificados para o desenvolvimento da docência e combate às situações de vulnerabilidade social no entorno do IFG/Anápolis.
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