IMPORTÂNCIA DA CIPA PARA AS EMPRESAS – UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores/as

  • Nedilson José Gomes de Melo Universidad del Sol – UNADES (PY)

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8894

Palabras clave:

Prevenção. Trabalho. CIPA. Segurança do Trabalho.

Resumen

Por anos o inconveniente do acidente relacionado ao trabalho retirou a vida de muitos trabalhadores brasileiros. Com o intuito de abater esta fatalidade, as indústrias iniciam-se a pensar nos serviços de saúde do trabalhador. Na década de 70 o governo federal deu entrada uma série de leis e medidas que iriam cultivar a saúde do colaborador. E por conta disto foi criada também a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) que coloca os próprios trabalhadores das empresas como investigantes dos riscos que podem levar aos acidentes de trabalho. Um dos profissionais que ajudam os empregados a alçar estes riscos é o enfermeiro do trabalho, com noção científica sobre os riscos de acidentes de trabalho e como evitá-los. Pode-se afirmar que através dessas constatações, no presente trabalho conseguiu atingir o seu objetivo geral, no qual é uma revisão bibliográfica sobre a CIPA.

Biografía del autor/a

Nedilson José Gomes de Melo, Universidad del Sol – UNADES (PY)

Mestre em Ciências da Educação – UNADES (PY), Especialista em Engenharia de Segurança do trabalho – UCAM, Bacharel em Engenharia de Produção – UNINTER.

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Melo, N. J. G. de . (2023). IMPORTÂNCIA DA CIPA PARA AS EMPRESAS – UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 666–673. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8894