A EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR E A MELHORIA DO ENSINO

Autores/as

  • Katianne Jamilia Oliveira Nunes Universidade Estadual do Ceará
  • Francisca Alynne Ribeiro Rolim Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8838

Palabras clave:

Eficiência. Eficácia. Gestão.

Resumen

O presente trabalho bibliográfico tem como objetivo reconhecer o trabalho do gestor como primordial e  fundamental para o crescimento da qualidade do ensino da educação básica e como a gestão escolar deve agir para melhorar os resultados e assim desenvolver as competências socioemocionais e cognitivas formando cidadãos capazes de viverem em sociedade e atuarem no mundo do trabalho. Para isso, esboça uma pesquisa bibliográfica e de campo fundamentada em Dias (2006), Luck (2008), Libânio (2004),Colombo (2004),Ferreira (2000), através de uma abordagem histórica e conceitual da gestão em nosso país, explicitando princípios relevantes à concretização da gestão democrática. Apresenta também uma abordagem na formação profissional do gestor em busca do desenvolvimento de competências essenciais a efetivação da gestão. Constata-se que, a reflexão sobre gestão e o papel dos gestores está associada à busca da qualidade do ensino público.

Biografía del autor/a

Katianne Jamilia Oliveira Nunes, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em planejamento e políticas públicas pela Universidade Estadual do Ceará. 

 

Francisca Alynne Ribeiro Rolim, Universidade Estadual do Ceará

Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará.  

 

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Nunes, K. J. O. ., & Rolim, F. A. R. . (2023). A EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR E A MELHORIA DO ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 275–288. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8838