A EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR E A MELHORIA DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8838Palabras clave:
Eficiência. Eficácia. Gestão.Resumen
O presente trabalho bibliográfico tem como objetivo reconhecer o trabalho do gestor como primordial e fundamental para o crescimento da qualidade do ensino da educação básica e como a gestão escolar deve agir para melhorar os resultados e assim desenvolver as competências socioemocionais e cognitivas formando cidadãos capazes de viverem em sociedade e atuarem no mundo do trabalho. Para isso, esboça uma pesquisa bibliográfica e de campo fundamentada em Dias (2006), Luck (2008), Libânio (2004),Colombo (2004),Ferreira (2000), através de uma abordagem histórica e conceitual da gestão em nosso país, explicitando princípios relevantes à concretização da gestão democrática. Apresenta também uma abordagem na formação profissional do gestor em busca do desenvolvimento de competências essenciais a efetivação da gestão. Constata-se que, a reflexão sobre gestão e o papel dos gestores está associada à busca da qualidade do ensino público.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY