DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS NO ISOLAMENTO DA PANDEMIA COVID-19

Autores/as

  • Jéssika dos Santos Alves Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Renata Plácido Dipp Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8804

Palabras clave:

Habilidades socioemocionais. Desenvolvimento Infantil. Isolamento Social. Pandemia.

Resumen

Sabe-se que o isolamento social, ocasionado pelas medidas sanitárias na pandemia do COVID-19, trouxe potenciais consequências no desenvolvimento infantil. Neste contexto, buscou-se compreender, com este estudo, os desdobramentos da aquisição infantil de habilidades socioemocionais neste contexto e conhecer aquelas descritas como mais afetadas com o isolamento social. Para tanto, realizou-se uma revisão da literatura para encontrar evidências que possibilitem entender como o desenvolvimento das competências socioemocionais das crianças foram impactados pela pandemia do COVID-19. Neste sentido, pesquisou-se referências científicas nas bases Periódicos CAPES, Google Scholar e Pubmed em julho de 2022. Esta busca permitiu identificar de 11 artigos que se adequaram aos critérios de elegibilidade. Em 70% dos artigos foi possível observar que o a saúde mental e o bem-estar das crianças foram afetados, porém em apenas 10% dos estudos apontaram as competências afetadas. Três competências foram apontadas com prejuízos: autoestima, relação com pares e reconhecimento emocional.

Biografía del autor/a

Jéssika dos Santos Alves, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-graduada em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Orcid: 0000-0002-7177-3313   

Renata Plácido Dipp, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação e Professora do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Orcid: 0000-0002-5079-406X. 

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Alves, J. dos S. ., & Dipp, R. P. . (2023). DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS NO ISOLAMENTO DA PANDEMIA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 415–430. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8804