ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA REFORMA: OS PRIMEIROS PASSOS DA IMPLEMENTAÇÃO

Autores/as

  • Wesquisley Vidal de Santana Universidade Federal do Tocantins- UFT
  • Luzani Cardoso Barros Universidade Federal do Tocantins- UFT
  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins- UFT
  • Gleiciene Aparecida de Almeida Universidade Federal do Tocantins- UFT
  • Luis Sinésio Silva Neto Universidade Federal do Tocantins- UFT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8777

Palabras clave:

Reforma do Ensino Médio. Base Nacional Comum Curricular. Direito à educação.

Resumen

Este artigo teve o objetivo de analisar a implementação do Novo Ensino Médio em seis escolas da região sudeste do Estado do Tocantins, no primeiro semestre do ano de 2022. A investigação utilizou informações provenientes do acompanhamento ao trabalho nessas instituições, da escuta da equipe escolar e do estudo de referências bibliográficas e documentos relativos ao tema. Há conquistas importantes, como a sistematização do planejamento docente coletivo e integrado e, também, desafios, ressaltando-se a necessidade de melhoria da estrutura física dos espaços escolares. Os resultados iniciais sinalizam, positivamente, quanto às alterações em fase de implementação. Contudo, faz-se necessário que escolas e poder público, considerando o contexto de atuação e responsabilidades, assegurem condições necessárias à garantia do direito à educação de qualidade para todos, expressa no alcance dos direitos e objetivos de aprendizagem, e ao desenvolvimento de competências socioemocionais, ou seja, formação integral dos sujeitos ao concluir a escolaridade básica.

Biografía del autor/a

Wesquisley Vidal de Santana, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Doutorando em Educação (Educanorte, UFT). Mestre em Ensino em Ciências e Saúde (UFT). Graduado em Educação Física (UNIRG). Professor da Rede Municipal de Educação de Dianópolis -TO. Coordenador da Universidade da Maturidade (UMA – UFT) Polo Dianópolis–TO. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6145909659381581. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3183-7092. 

Luzani Cardoso Barros, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Mestra em Desenvolvimento Regional (UFT). Especialista em Conselhos Escolares (UFC). Especialista em Gestão Escolar (UFT). Licenciada em Pedagogia (UNEB). Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Tocantins. Professora Colaboradora da Universidade da Maturidade (UMA – UFT) Polo Dianópolis - TO. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5587691876619183, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5758-5175.

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Pós-Doutorado em Educação pela UEPA/PA. Doutora em Ciência do Movimento Humano pela UFSM/RS. Mestrado em Educação pela UNESP de Marilia/SP. Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco/MS1981. Pesquisadora produtividade pela FAPT-TO, UFT. Docente do Programa Pós-Graduação em Educação-PPGE/UFT. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia/PGEDA. Autora do Programa Universidade da Maturidade – UMA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8325746711520223. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6346-0288 

Gleiciene Aparecida de Almeida, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Mestranda em Ensino em Ciências e Saúde (UFT). Pós-Graduada em Educação Física Escolar (FJC) e Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (PROEJA / UFT). Graduada em Educação Física (UNIRG). Professora da Educação Básica da Redes Estadual de Ensino do Tocantins e Municipal de Educação de Dianópolis - TO. Professora Colaboradora da Universidade da Maturidade (UMA – UFT) Polo Dianópolis - TO. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2388442611327739. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7054-1895. 

Luis Sinésio Silva Neto, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Doutor em Ciências Tecnológicas e Saúde pela Universidade de Brasília, professor do Curso de Mestrado em Educação, ofertado pela Universidade Federal do Tocantins. Vice coordenador da Universidade da Maturidade.Lattes: lattes.cnpq.br/0239885769879636ORCID:https://orcid.org/0000-0002-3182-7727 

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Santana, W. V. de ., Barros, L. C. ., Osório, N. B. ., Almeida, G. A. de ., & Silva Neto, L. S. . (2023). ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA REFORMA: OS PRIMEIROS PASSOS DA IMPLEMENTAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 258–274. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8777