ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA REFORMA: OS PRIMEIROS PASSOS DA IMPLEMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8777Palabras clave:
Reforma do Ensino Médio. Base Nacional Comum Curricular. Direito à educação.Resumen
Este artigo teve o objetivo de analisar a implementação do Novo Ensino Médio em seis escolas da região sudeste do Estado do Tocantins, no primeiro semestre do ano de 2022. A investigação utilizou informações provenientes do acompanhamento ao trabalho nessas instituições, da escuta da equipe escolar e do estudo de referências bibliográficas e documentos relativos ao tema. Há conquistas importantes, como a sistematização do planejamento docente coletivo e integrado e, também, desafios, ressaltando-se a necessidade de melhoria da estrutura física dos espaços escolares. Os resultados iniciais sinalizam, positivamente, quanto às alterações em fase de implementação. Contudo, faz-se necessário que escolas e poder público, considerando o contexto de atuação e responsabilidades, assegurem condições necessárias à garantia do direito à educação de qualidade para todos, expressa no alcance dos direitos e objetivos de aprendizagem, e ao desenvolvimento de competências socioemocionais, ou seja, formação integral dos sujeitos ao concluir a escolaridade básica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY