O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS NO BRASIL: UM OLHAR PARA ALGUNS ESTUDOS

Autores/as

  • Rony Von de Jesus Santos Universidade Federal de Rondônia –Campus  de  Rolim  de  Moura
  • Sérgio Candido Gouveia Neto Universidade Estadual Paulista
  • Cristiane Talita Gromann de Gouveia Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8717

Palabras clave:

Educação. Escolas Multisseriada. Nucleação.

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo analisar o processo de nucleação das escolas multisseriadas no Brasil. Trata-se de uma Revisão Sistemática da Literatura, estado da arte em que reflete sobre o fechamento dessas escolas (multisseriadas). Elegeu o banco de teses e dissertações da CAPES. Delimitou-se um conjunto de descritores e critérios de busca. Foram selecionadas 10 publicações, das quais, após leitura seletiva, foram incluídas para análise final. Os resultados mostram que esse assunto aconteceu em todos os estados estudado o processo de fechamento das escolas ocorreu de forma vertical com o uso ideológico do estado.

Biografía del autor/a

Rony Von de Jesus Santos, Universidade Federal de Rondônia –Campus  de  Rolim  de  Moura

Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Rondônia –Campus  de  Rolim  de  Moura.  Professor da Rede Municipal de Ariquemes -Rondônia. Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática na Amazônia (GEPHEMA). 

Sérgio Candido Gouveia Neto, Universidade Estadual Paulista

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista.  Professor da Universidade Federal de Rondônia –Campus de Vilhena. Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática na Amazônia (GEPHEMA).  

Cristiane Talita Gromann de Gouveia, Universidade Estadual Paulista

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista.  Professor da Universidade Federal de Rondônia –Campus de Vilhena. Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática na Amazônia (GEPHEMA).  

Publicado

2023-03-31

Cómo citar

Santos, R. V. de J. ., Gouveia Neto, S. C. ., & Gouveia, C. T. G. de . (2023). O PROCESSO DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS NO BRASIL: UM OLHAR PARA ALGUNS ESTUDOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 130–147. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8717