TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A METODOLOGIA DO WORLD CAFÉ EM ALIANÇA DO TOCANTINS

Autores/as

  • Marciane Campos Universidade Federal do Tocantins- UFT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8645

Palabras clave:

Aprendizagem. Teoria da Aprendizagem Significativa. World Café. Educação.

Resumen

O artigo discutiu a Teoria da Aprendizagem Significativa, que foi alterada a partir de Ausubel (1982), e a Metodologia do World Café com base em vários autores. O lócus da pesquisa foi a Secretaria Municipal de Educação de Aliança do Tocantins, Estado do Tocantins, no ano 2022.  Essa pesquisa é classificada como qualitativa, bibliográfica e análise documental. O estudo apresentou a Teoria mencionada, traçou o perfil de como ocorreu a metodologia utilizada nas formações, World Café, e apresentou um dos desdobramentos no processo dessas formações, durante o ano de 2022, no Município de Aliança do Tocantins, comprovando o entrelaçamento entre a TAS e o WC, além da criatividade dos profissionais da educação de Aliança, por se sentirem motivados a realizar e apresentar seus projetos no I Workshop, criatividade e inovação da Semed de Aliança do Tocantins.

Biografía del autor/a

Marciane Campos, Universidade Federal do Tocantins- UFT

Graduada em Pedagogia (UNITINS); mestranda em Ciências, Ensino e Saúde (UFT). Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5957452151415242. 

Publicado

2023-03-02

Cómo citar

Campos, M. . (2023). TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A METODOLOGIA DO WORLD CAFÉ EM ALIANÇA DO TOCANTINS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 1372–1382. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8645