APROXIMAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8504Palabras clave:
Ensino de Ciências por Investigação. Ensino Fundamental. Práticas Pedagógicas.Resumen
Este artigo propõe uma reflexão teórica sobre o campo do Ensino de Ciências por Investigação, apresentando algumas concepções de ensino de Ciências no Ensino Fundamental. As proposições descritas vislumbram ampliar os espaços de diálogos, experiências e vivências a serem realizadas por professoras e professores de Ciências para que estimulem o gosto pelo conhecimento científico na escola. A pesquisa bibliográfica realizada forneceu informações sobre a necessidade de que seja desenvolvido um tipo de ensino de Ciências que reforce o questionamento, a problematização, a curiosidade e o ato investigativo para o desvelamento da realidade sociocultural em que os estudantes estão situados. O Ensino de Ciências por Investigação é uma possibilidade produtiva e criativa para o desenvolvimento do componente curricular Ciências ao potencializar conexões entre os conhecimentos científicos, a cidadania, a ética e a pluralidade cultural.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY