APROXIMAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Jackson Ronie Sá-Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Adilson Luís Pereira Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Natarsia Camila Luso Amaral Universidade Estadual do Maranhão
  • Annanda Crystina Chagas Santos aculdade de Venda Nova do Imigrante
  • Weyffson Henrique Luso dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8504

Palabras clave:

Ensino de Ciências por Investigação. Ensino Fundamental. Práticas Pedagógicas.

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão teórica sobre o campo do Ensino de Ciências por Investigação, apresentando algumas concepções de ensino de Ciências no Ensino Fundamental. As proposições descritas vislumbram ampliar os espaços de diálogos, experiências e vivências a serem realizadas por professoras e professores de Ciências para que estimulem o gosto pelo conhecimento científico na escola. A pesquisa bibliográfica realizada forneceu informações sobre a necessidade de que seja desenvolvido um tipo de ensino de Ciências que reforce o questionamento, a problematização, a curiosidade e o ato investigativo para o desvelamento da realidade sociocultural em que os estudantes estão situados. O Ensino de Ciências por Investigação é uma possibilidade produtiva e criativa para o desenvolvimento do componente curricular Ciências ao potencializar conexões entre os conhecimentos científicos, a cidadania, a ética e a pluralidade cultural.

Biografía del autor/a

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (DEBIO-UEMA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE-UEMA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Estadual Paulista e Universidade Estadual do Maranhão (PROFEI / UNESP / UEMA). Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX / UEMA / CNPq).

Adilson Luís Pereira Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Química pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor do Departamento de Química da Universidade Estadual do Maranhão (DQM-UEMA). 

Natarsia Camila Luso Amaral, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora contratada na Universidade Federal do Maranhão. Professora da Rede Municipal de Educação de São José de Ribamar, Maranhão.

Annanda Crystina Chagas Santos, aculdade de Venda Nova do Imigrante

Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Licenciada em Física pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Weyffson Henrique Luso dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado e Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor da Rede Municipal de Educação de São Luís, Maranhão. Coordenador de TCC e Estágio do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (ENSINAR/UEMA). Coordenador de Acompanhamento de Ensino (PROG/UEMA). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX/UEMA/CNPq). 

Publicado

2023-02-28

Cómo citar

Sá-Silva, J. R. ., Silva, A. L. P. ., Amaral, N. C. L. ., Santos, A. C. C. ., & Santos, W. H. L. dos . (2023). APROXIMAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 130–141. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8504