PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS: UMA POSSIBILIDADE PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Marcelo Batista de Souza Universidade Federal de Roraima
  • Marco Antônio Pereira da Gama Universidade Federal de Roraima
  • José Ivanildo de Lima Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8318

Palabras clave:

Produção de vídeos. Seres-humanos-com-mídias. Lançamento de sementes.

Resumen

Como incentivar a produção de conhecimento mediada por tecnologias digitais? Como estender essa produção de conhecimento para a sala de aula da escola pública? Essas questões conduziram o projeto de extensão “Vídeos digitais na Educação Matemática” destinado a professores que ensinam Matemática em um estado brasileiro. Na oportunidade, inspirados em trechos da música de Sérgio Britto, trocamos experiências com um participante do curso em seu local de trabalho que o tornaram colaborador na execução de ações e produção de dados, os quais foram analisados à luz do construto seres-humanos-com-mídias. Nesse caminho, adotamos a abordagem de pesquisa qualitativa, visitamos à escola, conversamos com estudantes, observamos comportamentos, entrevistamos o professor e fizemos leitura de seu relatório de pesquisa. Em especial, por meio de um curso lançamos sementes que deram frutos e transformaram o professor em um multiplicador de aprendizagens.

Biografía del autor/a

Marcelo Batista de Souza, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, câmpus Rio Claro. Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Roraima.

Marco Antônio Pereira da Gama, Universidade Federal de Roraima

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Roraima. Professor da rede particular de ensino de Roraima.

José Ivanildo de Lima, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Roraima.

Publicado

2023-01-31

Cómo citar

Souza, M. B. de ., Gama, M. A. P. da ., & Lima, J. I. de . (2023). PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS: UMA POSSIBILIDADE PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 898–913. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8318